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Direito: Pesquisa, extensão e parcerias rendem excelentes resultados
Publicado em: 20/12/2017 às 15:00
Só com o Cejusc foram realizadas mais de 1.100 audiências preliminares de conciliação conduzidas por acadêmi¬cos e responsáveis técnicos do projeto
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, passa por um momento de grandes conquistas. Grande parte dos acadêmicos apenas aguarda a colação de grau para prestar juramento à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Além disso, a acadêmica Micheli Zache, dentre mais de 300 trabalhos publicados, foi premiada em 1º lugar com honra ao mérito no 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 16º Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar – sob a orientação do professor Bruno Smolarek Dias – com o estudo ‘Embriaguez ensejadora de justa causa: correlações da legislação trabalhista no Brasil e no mundo’.
De acordo com o professor Alexandre Magno Augusto Moreira, “a pesquisa científica é uma das principais metas do ensino jurídico da Unipar. Por ela, o acadêmico pode desafiar o mundo jurídico e desvendar todos os processos de conhecimento. Temos atualmente, um projeto de ensino intitulado Oficina de Artigos, que reforça a disciplina de Pesquisa Jurídica e aprimora os acadêmicos no desenrolar de suas pesquisas”.
Mais de 1.100 audiências de conciliação
Segundo ele, em complemento à pesquisa, intensificam-se nas atividades do curso os projetos na área de extensão. Desde a implantação do Cejusc foram realizadas mais de 1.100 audiências preliminares de conciliação conduzidas por acadêmicos e responsáveis técnicos do curso, totalizando 477 audiências neste ano. Dentre os projetos desenvolvidos pelo Cejusc, destacam-se as Oficinas de Parentalidade, direcionadas aos casais em fase de separação e/ou divórcio, no intuito de buscar alternativas que visem à pacificação, harmonização e manutenção do afeto familiar, especialmente após a sua finalização, projeto este que contou no ano de 2017 com a presença de 149 participantes.
Justiça e Cidadania ensinadas na escola
Outro destaque é o projeto ‘Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola’, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desenvolvido no Colégio Estadual Leo Flach, de Francisco Beltrão e no Colégio Estadual Castro Alves, de Eneas Marques. Foram beneficiados pelo projeto aproximadamente 400 alunos da 5ª e 6ª séries.
Pai presente, para reconhecimento da paternidade
Ainda destacam-se como projetos vinculados ao Cejusc o projeto ‘Pai Presente’, que tem por finalidade a facilitação do reconhecimento da paternidade, mesmo que tardia, através do reconhecimento espontâneo do suposto pai, antes que a demanda se transforme num processo judicial. O projeto ‘Círculos de Construção de Paz’ conta com a colaboração e participação de servidores, responsáveis técnicos e acadêmicos/estagiários da Universidade Paranaense e que tem por escopo estimular a cultura da pacificação social entre as pessoas.
Constelação para combater violência doméstica
O projeto ‘Constelação Sistêmica’ vem sendo aplicado pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Francisco Beltrão nos procedimentos envolvendo violência doméstica, através de palestras de conscientização e oficinas de constelações familiares, em parceria com o curso de Direito da Unipar, através do Cejusc. Neste ano, as oficinas de constelações familiares foram estendidas aos processos envolvendo disputa de divórcio, guarda, alimentos entre outros, através de projeto do Juízo da Vara de Família e do Cejusc, em parceria com o curso de Direito da Unipar. Dentre a programação de cursos de capacitação ofertados, registra-se que entre 6 a 10 de novembro de 2017, o Cejusc e o curso de Direito da Unipar promoveram o curso de ‘Modo Vivencial em Justiça Restaurativa (Peacemaking Circles)’.
Para o professor Márcio Cristiano de Gois, coordenador do projeto de extensão universitária Cejusc, a ampliação dos projetos de extensão pela Unipar é resultado da participação ativa dos acadêmicos: “Desta maneira, os alunos do curso de Direito vivem a realidade da prática jurídica desde o primeiro ano. Isso faz com que se fortaleça ainda mais o processo de conhecimento e a aptidão para o mercado de trabalho”.