UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Direito: Pesquisa, extensão e parcerias rendem excelentes resultados

Publicado em: 20/12/2017 às 15:00

Só com o Cejusc foram realizadas mais de 1.100 audiências preliminares de conciliação conduzidas por acadêmi¬cos e responsáveis técnicos do projeto

Maioria dos formandos já passou no exame da OAB
Projeto Justiça e Cidadania beneficia aproximadamente 400 alunos da rede pública
Projeto Justiça e Cidadania beneficia aproximadamente 400 alunos da rede pública

O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, passa por um momento de grandes conquistas. Grande parte dos acadêmicos apenas aguarda a colação de grau para prestar juramento à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além disso, a acadêmica Micheli Zache, dentre mais de 300 trabalhos publicados, foi premiada em 1º lugar com honra ao mérito no 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 16º Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar – sob a orientação do professor Bruno Smolarek Dias – com o estudo ‘Em­briaguez ensejadora de justa causa: correlações da legislação trabalhista no Brasil e no mundo’.

De acordo com o professor Alexan­dre Magno Augusto Moreira, “a pes­quisa científica é uma das principais metas do ensino jurídico da Unipar. Por ela, o acadêmico pode desafiar o mundo jurídico e desvendar todos os processos de conhecimento. Temos atualmente, um projeto de ensino intitulado Oficina de Artigos, que reforça a disciplina de Pesquisa Ju­rídica e aprimora os acadêmicos no desenrolar de suas pesquisas”.

Mais de 1.100 audiências de conciliação

Segundo ele, em complemento à pesquisa, intensificam-se nas ativi­dades do curso os projetos na área de extensão. Desde a implantação do Cejusc foram realizadas mais de 1.100 audiências preliminares de conciliação conduzidas por acadêmi­cos e responsáveis técnicos do curso, totalizando 477 audiências neste ano.  Dentre os projetos desenvolvidos pelo Cejusc, destacam-se as Ofici­nas de Parentalidade, direcionadas aos casais em fase de separação e/ou divórcio, no intuito de buscar alternati­vas que visem à pacificação, harmoni­zação e manutenção do afeto familiar, especialmente após a sua finalização, projeto este que contou no ano de 2017 com a presença de 149 participantes.

Justiça e Cidadania ensinadas na escola

Outro destaque é o projeto ‘Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola’, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, de­senvolvido no Colégio Estadual Leo Flach, de Francisco Beltrão e no Colé­gio Estadual Castro Alves, de Eneas Marques. Foram beneficiados pelo projeto aproximadamente 400 alunos da 5ª e 6ª séries.

Pai presente, para reconhecimento da paternidade

Ainda destacam-se como projetos vinculados ao Cejusc o projeto ‘Pai Presente’, que tem por finalidade a facilitação do reconhecimento da pa­ternidade, mesmo que tardia, através do reconhecimento espontâneo do suposto pai, antes que a demanda se transforme num processo judicial. O projeto ‘Círculos de Construção de Paz’ conta com a colaboração e par­ticipação de servidores, responsáveis técnicos e acadêmicos/estagiários da Universidade Paranaense e que tem por escopo estimular a cultura da pacificação so­cial entre as pessoas.

Constelação para combater violência doméstica

O projeto ‘Constelação Sistêmica’ vem sendo aplicado pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Fran­cisco Beltrão nos procedimentos en­volvendo violência doméstica, atra­vés de palestras de conscientização e oficinas de constelações familiares, em parceria com o curso de Direito da Unipar, através do Cejusc. Neste ano, as oficinas de conste­lações familiares foram estendidas aos processos envolvendo disputa de divórcio, guarda, alimentos entre outros, através de projeto do Juízo da Vara de Família e do Cejusc, em par­ceria com o curso de Direito da Uni­par. Dentre a programação de cursos de capacitação ofertados, registra-se que entre 6 a 10 de novembro de 2017, o Cejusc e o curso de Direito da Unipar promoveram o curso de ‘Modo Vivencial em Justiça Restau­rativa (Peacemaking Circles)’.

Para o professor Márcio Cristia­no de Gois, coordenador do projeto de extensão universitária Cejusc, a ampliação dos projetos de ex­tensão pela Unipar é resultado da participação ativa dos acadêmicos: “Desta maneira, os alunos do curso de Direito vivem a realidade da prática jurídica desde o primeiro ano. Isso faz com que se fortaleça ainda mais o processo de conhecimento e a aptidão para o mercado de trabalho”.

 

Redes sociais>