Você está aqui: Notícias > Hoje é dia de saudar o profissional de Educação Física
Hoje é dia de saudar o profissional de Educação Física
Publicado em: 01/09/2010 às 09:30
Em Umuarama, alunos e professores participaram de uma semana de jogos em comemoração à data
Centros esportivos e de recreação, hotéis e resorts, hospitais, academias de ginástica e musculação, centros de pesquisa, laboratórios de fisiologia e de avaliação física, órgãos governamentais da área de esportes e lazer, clubes e associações de classes, clubes desportistas, centros de idosos e de portadores de necessidades especiais, ou, ainda, personal trainer. Estas são algumas áreas da profissão comemorada hoje: o dia do profissional de Educação Física.
Na Universidade Paranaense – UNIPAR o dia tão especial foi saudado como manda ‘a regra’: com muito esporte, diversão, lazer e inteiração entre alunos e coordenação. Um dos eventos comemorativos foi a ‘Semana dos Jogos de Educação Física’. Disputas de judô, tênis de mesa, xadrez, voleibol, natação, futsal entraram na programação.
Em quadra ou na água, o clima de descontração e alegria tomou conta dos participantes. O evento foi realizado em parceira com o Pileu (Programa Institucional de Lazer e Esportes Universitários). Os alunos vencedores levaram medalhas de 1º, 2º e 3º lugares para casa. O diretor do Campus, professor Nilvio Ourives, prestigiou e participou da noite de premiação.
“Além de estreitar os laços entre professores e alunos, a realização dos jogos foi também para homenagear e comemorar esse dia que, para nós, é tão especial”, ressalta a coordenadora, professora Silvia Sucupira. “Preparamos nosso aluno para que ele possa exercer bem sua profissão e o contato com o público, desde a criança até o idoso. Em datas como essa, é necessário lembrá-lo do quanto seu trabalho será importante para a sociedade”, completa.
Data O dia do profissional de Educação Física é comemorado em 1º de setembro, por decorrência da regulamentação através da lei federal número 9.696/98, publicada neste mesmo dia. Segundo conta a história, a ideia surgiu na comemoração de São Cosme e São Damião, pois nesse dia os professores de Educação Física organizavam brincadeiras para divertir a garotada, entregando-lhes várias guloseimas e doces. No Brasil, as atividades já eram realizadas desde o período da colonização.