UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Lar Solidário: Acadêmicos reformam residência e ajudam família

Publicado em: 07/12/2017 às 16:00

A ação de cidadania envolveu estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura

As mudanças promovidas pelo projeto geraram mais conforto para toda a família
As mudanças promovidas pelo projeto geraram mais conforto para toda a família
As mudanças promovidas pelo projeto geraram mais conforto para toda a família
As mudanças promovidas pelo projeto geraram mais conforto para toda a família

Foram oito finais de semana e alguns feriados de trabalho. Esforços para unir os recursos financeiros necessários e muita dedicação. Em sua 2ª edição, o Projeto Lar Solidário uniu acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo. As obras foram finalizadas e entregues com uma confraternização no local (em 2/12).

Há quase 30 anos, a família da aposentada Maria Salete Massotti reside na mesma casa. A residência carrega boas lembranças, mas há cinco anos – após ela ter sido vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) – o lar deixou de ser tão hospitaleiro. O local precisava de uma reforma para ter a acessibilidade necessária.

“O derrame deixou sequelas”, declara Maria. “Passei a ter dificuldades de locomoção. Não tinha uma rampa de acesso para dentro de casa, nem corrimãos. Sempre que tinha que sair era uma dificuldade”.

O drama da família deixou de existir quando a casa foi escolhida para fazer parte do Lar Solidário. “Se não fôssemos beneficiados pelo projeto seria impossível realizamos as reformas. Foi algo de Deus. Estamos felizes e gratos pelo que os alunos e professores da Unipar fizeram por nós”.

A ideia do Lar Solidário foi colocada em prática em 2016, quando ocorreu a reforma da casa de uma pessoa que luta contra o câncer. “Neste ano, buscamos sugestão na Associação de Pessoas com Deficiências Físicas. Selecionamos três famílias e após realizarmos as entrevistas escolhemos a casa da dona Maria Salete”, revela o acadêmico do 5º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, Andrei Agnolin.

No início, a intenção era apenas colocar uma rampa de acesso na porta principal da casa. Mas os estudantes se envolveram com a história de vida e de amor da família e, praticamente, toda a residência foi reformada. “O objetivo do projeto é fazer com que as duas profissões possam atender as famílias mais necessitadas. Queríamos fazer algo para beneficiar a comunidade, por isso, decidimos ampliar as obras no decorrer do processo”, explica o acadêmico.

Os recursos para as reformas foram angariados pelo grupo de aproximadamente 60 estudantes que participou do projeto. O acadêmico do 4º ano de Engenharia Civil, Lucas dos Santos, recorda que além da contribuição financeira, os envolvidos buscaram auxílio com os empresários do comércio local.

“Com os valores e doações foi possível instalar a rampa de acessibilidade, calçada até o passeio público, colocar corrimãos em pontos estratégicos da casa, fazer uma nova pintura, colocar forro em cômodos que não tinham o acabamento, mobiliar a residência com móveis novos, executar mudanças no sanitário, revisar a parte elétrica, entre outros trabalhos. Mais que mudar a casa, com essa união conseguimos fazer parte da vida e da história dessa família”, comemora Santos.

Na avalição do coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Tiago Pigozzo, o projeto permite trabalhar questões de cidadania e voluntariado, que não são tratadas no currículo das disciplinas. “O corpo docente acompanhou as etapas, mas todas as decisões e méritos foram dos alunos. O Lar Solidário é uma ação de extensão que vai muito além das horas complementares. A ideia de voluntariado permite ampliar os horizontes e engradecer o estudante como pessoa”, destaca.

Redes sociais>