Você está aqui: Notícias > Congresso de Odontologia integra turmas de Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão
Congresso de Odontologia integra turmas de Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão
Publicado em: 07/12/2017 às 13:45
Palestras foram transmitidas por videoconferência; Jornada, Mostra Científica, Fórum Pedagógico e de Egressos, Show de Talentos e Gincana Cultural entraram na pauta
Conhecimento e troca de experiências marcaram os três dias da 22ª Jornada Odontológica e 19º Congresso de Odontologia, promovidos em parceria pelos cursos de Odontologia da Universidade Paranaense, das Unidades de Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão. As palestras foram transmitidas por videoconferência, reunindo em cada Câmpus professores, estudantes e profissionais da área. Mostra Científica, Fórum Pedagógico e de Egressos, Show de Talentos e Gincana Cultural integraram a programação (entre 30/10 e 1/11).
Os trabalhos começaram com a palestra ‘Uso das novas tecnologias para minimizar acidentes e insucessos na endodontia’, ministrada da Unidade de Cascavel pelo professor Chistian Gianpietro Brandão, da Unioeste. Em Umuarama, a palestra ‘Propriedades do Brix 3000 e a interrelação com os aspectos clínicos/A Utilização do Brix 3000 na Saúde Pública’ foi ministrada pelas professoras Klissia Felizardo e Vanessa Rodrigues do Nascimento, ambas da Unipar. Já em Francisco Beltrão, a PhD Patrícia Saram Progiante, da Uningá, abordou o tema ‘Desmentificando a Disfunção Temporomandibular para o Clínico’.
Durante o Fórum Pedagógico, o presidente do CRO/PR (Conselho Regional de Odontologia), Aguinaldo Coelho de Farias, foi o convidado para falar da legalidade da publicidade na área, a concorrência desleal e o aliciamento de pacientes. Antes da palestra, acompanhado da coordenadora do curso em Umuarama, professora Cintia Araújo, Farias fez uma visita de cortesia ao Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia. Outro assunto tratado no Fórum foi Gestão e Marketing em Odontologia, com o especialista Álvaro Mulatti.
“Os temas ministrados nas palestras e o contato com profissionais gabaritados permitem ao nosso aluno ampliar seu conhecimento acerca das mais recentes novidades na área, funcionando como excelente forma de complementação do estudo”, afirma a coordenadora do curso na Unidade de Umuarama, professora Cintia Araújo.
E para expandir ainda mais o conhecimento dos futuros cirurgiões-dentistas em relação à profissão e o mercado de trabalho, os ex-alunos Tiago Moura, João Fagan, Kaohana Thais da Silva, Nicolas Renan Pensin e Didier Anzolin compartilharam suas experiências com as turmas no Fórum de Egressos.
“Esse contato com os profissionais que passaram por nossa Instituição é de extrema importância para nossos acadêmicos, pois eles têm a oportunidade de saber mais sobre a realidade da profissão e os desafios que os aguardam lá fora”, enfatiza o coordenador do curso na Unidade de Cascavel, professor Laerte Luiz Bremm.
Na Mostra Científica, estudantes das três Unidades apresentaram seus trabalhos científicos, de forma oral e em banner; os melhores foram premiados com menções honrosas e presentes.
Cultura e diversão
Nos três dias de Congresso não poderiam faltar as atividades culturais. Na Unidade de Umuarama, a animação tomou conta das turmas, que subiram ao palco do Teatro Unipar para mostrar seus dons artísticos. Além dos colegas de curso e professores, na plateia também estavam os pais dos alunos, que foram prestigiar as apresentações dos filhos. Teve dança, música, homenagem aos professores e premiação das melhores médias.
Em Francisco Beltrão, a alegria e a integração dos alunos foi o ponto alto da Gincana Cultural, que contou com provas esportivas, recreativas e artísticas. Seguindo a linha do uso das metodologias ativas, umas das tarefas foi a criação e postagem de um vídeo nas redes sociais com o canto de guerra de cada equipe, alcançando a primeira colocação a equipe com mais curtidas ou likes em tempo determinado.
“Tudo saiu conforme o esperado, pois nossa proposta foi promover a recreação, integração e descontração dos acadêmicos, buscando sempre despertar o espírito de competição sadia entre as equipes”, diz o coordenador do curso, professor Fabrício Paganini, enfatizando que, devido ao sucesso da Gincana, alunos e professores garantem que em 2018 a proposta virá ainda mais forte.