Você está aqui: Notícias > Ginástica Rítmica: Unipar comemora sucesso da primeira copa realizada em Umuarama
Ginástica Rítmica: Unipar comemora sucesso da primeira copa realizada em Umuarama
Publicado em: 08/12/2017 às 12:00
Evento reuniu equipes de Goioerê, Maringá e Umuarama; no total, cerca de cem meninas competiram
Dar oportunidade para crianças pequenas e que não vivem a realidade das grandes competições oficiais participar foi o objetivo principal da 1ª Copa Unipar/Umuarama de Ginástica Rítmica promovida no final de semana pela Universidade Paranaense, via projeto de extensão do curso de Educação Física, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer/Prefeitura e AGRU (Associação de Ginástica Rítmica de Umuarama), entidade formada por pais das praticantes.
Incluindo o aquecimento, foram dez horas de movimentos corporais saltitantes e ondulantes, realizados com acompanhamento musical, no ginásio de esportes do Câmpus-Sede da Unipar, em Umuarama (de sábado, 2, a domingo,3). Participaram dois grupos de Goioerê (Projeto Viva a Vila e a Secretaria de Cultura de Goioerê / Copacol 4x4), dois de Maringá (Colégio Platão e Associação Atlética de Ginástica Maringaense), e o da Unipar. Ao todo, competiram cerca de 100 ginastas, de 6 a 15 anos.
As equipes da Unipar e da AAGM/Maringá conquistaram mais títulos, “por ter um grande número de ginastas tanto no nível A, quanto no nível B”, justifica a coordenadora do projeto Oficina de Ginástica da Unipar, professora Caroline Bretas Lueders, que esteve à frente dos trabalhos.
Ela diz estar realizada: “Todos os participantes saíram felizes e satisfeitos; dar oportunidade para crianças de escolinhas e projetos de iniciação competir num evento tão bem organizado como o nosso foi um desafio, que acabou superando nossas expectativas”.
Carol, como é chamada no meio acadêmico, diz que a ideia para a realização dessa Copa surgiu no início do ano. Ela e a professora Silvia Sucupira, coordenadora do curso de Educação Física, idealizaram o evento e convidaram o secretário da SMEL, educador físico Jeferson Ferreira, para a parceria. “Ele prontamente topou e juntos conseguimos dar vida a esse sonho”, afirma a técnica. “Foi mágico e inesquecível”, exclama.
Segundo ela, os apoios foram decisivos. “Devo agradecer à Reitoria da Unipar, à Diretoria de Extensão Universitária, à Coordenadoria de Educação Física, à Smel, à AGRU, enfim a todos que ajudaram a fazer acontecer”, destaca Carol.
A supervisão dos trabalhos de bastidores contou com o auxílio da professora Gisely Brouco. Colaboraram na organização do evento os acadêmicos Jaqueline Ferreira, Michelly Dal Pai, Nathieli Bonifácio, Giliane Santos, Jéssica Lima, Emilly Marin, Caio de Cristo, Mateus Moenster e Julio César. As acadêmicas que participam do projeto Jaque, MiePaulo, Fabiana, Nathieli e Giliane criaram a coreografia da abertura, protagonizada pelas ginastas iniciantes da Unipar.
Da banca de arbitragem participaram as acadêmicas Giliane, Emilly e Jaqueline, uma ginasta (Klara de Oliveira), três árbitras de Maringá (Lirian Maeda, Barbara Honda e Barbara Zotto) e uma árbitra de Apucarana (Regina Gil). “Esse grupo assumiu essa função com muita seriedade e comprometimento”, avalia Carol, dividindo o mérito do sucesso com o professor Carlos Berti, que faleceu recentemente. “Gostaria de dedicar o sucesso da nossa 1ª Copa também ao nosso eterno professor Carlinhos, que amava a GR e nunca media esforços para apoiar nossas iniciativas”.
Campeãs da equipe Unipar
Nível B: Campeã no conjunto mirim e Campeã no conjunto pré-infantil / Camila Brezina, campeã no individual pré-infantil; Julia Ramos, vice-campeã no individual infantil; e Yoná Da Hora, 5ª colocada no individual pré-infantil.
Nível A: Unipar - Campeã por equipe na categoria infantil e na categoria juvenil / Camila Pereira, vice-campeã no individual pré-infantil/ Elen Paola Galvão, campeã; Maria Eduarda Leme, 3ª colocada; Suzani Feliciano, 4ª colocada; e Bianca David, 5ª colocada no individual juvenil / Giovanna Diniz, vice-campeã; Heloiza Balbino, 3ª colocada; Mariana Santos, 5ª colocada; e Ketlyn de Oliveira, 7ª colocada no individual infantil