UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Curso de Estética e Cosmética produz programa de rádio para orientar a população

Publicado em: 05/12/2017 às 15:50

Há treze anos no ar, acadêmicas e professora dão dicas de cuidados de beleza e bem-estar

Acadêmicas e a professora Elizabeti na Rádio Universitária Paranaense
Acadêmicas e a professora Elizabeti na Rádio Universitária Paranaense
Acadêmicas e a professora Elizabeti na Rádio Universitária Paranaense

Beleza no ar. Com foco na promoção da melhoria da imagem pessoal e, de praxe, da saúde e do bem-estar, o curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar investe no programa ‘Momento Mulher’, transmitido pela Rádio Universitária Paranaense.

O projeto, que acontece desde 2005, tem como objetivo levar informações à população sobre cuidados nas áreas de estética facial, corporal e capilar e sobre terapias complementares. Os conteúdos abordados também se relacionam com as novidades em equipamentos e produtos cosméticos que despontam no mercado. Além disso, a equipe ensina procedimentos (tratamentos de beleza) que os ouvintes possam fazer em casa.

Durante os programas, que vão ao ar todos os dias com duração média de 2 a 4 minutos, as acadêmicas, junto com a professora Elizabeti de Matos Massambani, repassam as dicas de beleza em forma de entrevista. A professora entrevista e as alunas respondem.

“Os resultados têm sido muito prazerosos! Diversos ouvintes fazem contato e muitos nos enviam sugestões de assuntos”, conta a professora, satisfeita com essa interação que o programa tem alcançado com o público.

De acordo com ela, ao mesmo tempo em que o projeto contribui para informar a população, colabora para desenvolver as habilidades de comunicação das acadêmicas que participam do programa e as incentivam a pesquisar e desenvolver a escrita sobre os temas com clareza, para o bom entendimento do ouvinte.

Com a professora, gravam os programas três acadêmicas e mais seis participam dos trabalhos de pesquisa. Este ano, a equipe gravou 350 programas, que versam sobre tipos de massagens, técnicas estéticas, lançamentos de ativos cosméticos, óleos essenciais, epilação/depilação, maquiagem, peelings, nutrientes importantes para a saúde, entre outros. “O projeto é bem diversificado e abrangente”, orgulha-se a professora.

Por que os cabelos são oleosos? E como tratar os cabelos muito secos?

Estas questões foram abordadas em programas. Confira abaixo os ensinamentos da equipe da professora Elizabeti

Por que os cabelos são oleosos?  Em todo o nosso corpo existem glândulas sebáceas. Quem tem pele oleosa, também costuma ter cabelos oleosos. Alimentos gordurosos e a falta de cuidados com a saúde também contam muito para agravar essa característica. O cabelo pode ser oleoso por um processo de disfunção hormonal, ovário policístico ou irregularidades a menstruação.

Como melhorar? - Para melhorar a situação, é preciso usar o produto certo para esse tipo de cabelo. Se mexer muitos nos fios, fizer rabos de cavalo e colocar acessório o tempo todo, o cabelo ficará mais oleoso. É melhor deixá-los soltos.

Tratamento simples: Usar o xampu adequado ao tipo de cabelo e, ao lavar os fios, não esfregar muito, porque esse hábito deixa o cabelo ainda mais oleoso. Outra dica que dá ótimo resultado é usar argila própria para tratamento de pele e cabelo. A argila é um tratamento barato e prático. Ela resolve muito bem, porque retira toxinas e coloca nutrientes nos cabelos. O segredo é diluir bastante a argila em água para que a mistura fique bem ralinha. Passe a mistura na cabeça com ajuda de um pincel, como se fosse retocar a coloração da raiz, e deixe por dez minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente, retirando tudo. Repita esse processo uma ou duas vezes por semana.

Como cuidar dos cabelos Secos - O cabelo seco é no geral sem brilho, desidratado, sem elasticidade, quebradiço e áspero. Alguns motivos podem justificar o ressecamento dos cabelos, como má alimentação, distúrbios na saúde, baixa produção da glândula sebácea do couro cabeludo, excesso de química, lavagem do cabelo com água quente, exposição a agentes agressores, como o sol, o mar, secador, chapinha.
- Em cabelos cacheados a probabilidade de ressecamento é ainda maior, porque o cabelo tem formato de espiral, sendo assim, a oleosidade produzida pelo couro cabeludo tem mais dificuldade de percorrer pelo cabelo. A hidratação é indispensável para quem tem cabelos secos (que é diferente de cabelos ressecados): hidratar 1 vez por semana. Usar creme de hidratação adequado ao tipo de cabelo. Passe da metade do cabelo até as pontas, deixe agir por 30 minutos e depois enxague.

Dicas: Evitar usar xampu antirresíduo, pois resseca ainda mais os fios, use apenas se for fazer algum procedimento químico que o torne indispensável; se for fazer procedimentos como escova, opte por produtos à base de aminoácido (partículas da proteína) e lipídios, estes dão mais movimento aos fios.

* Os xampus mais indicados para cabelos secos são os que têm ceramidas, óleo de macadâmia ou amêndoas doces, lanolina, manteiga de karité, hidrolisado de aveia e aloe vera.

* Evite cremes para pentear, e se for utilizar cremes sem enxágue, use os que contenham filtro solar, é essencial para evitar o aquecimento e em consequência disso mais ressecamento dos fios.

* Pratique uma alimentação saudável, preferindo a ingestão de legumes, vegetais, carnes e peixes magros, lacticínios e carboidratos.

* Beber bastante água! A hidratação começa de dentro para fora, então, hidrate-se muito;

* Lavar o cabelo com água morna ou fria, nunca na água quente. Evite usar secador/difusor, prefira deixar os cabelos secarem naturalmente.

* Sempre massageie o couro cabeludo, para estimular a produção das glândulas sebáceas.

* Alguns princípios ativos hidratantes - prefira produtos que contenham: Queratina, Óleo de coco natural, Óleo de Argan, Manteiga de Karité, Aloe Vera, Proteínas do Leite, Mel, Ceramidas, D-Pantenol (Vit E) e Colágeno.

Redes sociais