Você está aqui: Notícias > GRPCOM e Unipar: Estudantes de Publicidade criam campanhas para entidades
GRPCOM e Unipar: Estudantes de Publicidade criam campanhas para entidades
Publicado em: 04/12/2017 às 15:40
Seis foram contempladas; resultados foram aplaudidos pelos organizadores
Inúmeras são as áreas em que o publicitário ou comunicador social pode atuar. Uma delas é o terceiro setor, que contempla ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).
Preocupado em preparar o acadêmico para que fique apto a desempenhar seu papel nessas instituições, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, estimula projetos dessa natureza.
Um deles aconteceu em parceria com o Instituto GRPCOM. A atividade propôs aos acadêmicos do 3º ano que criassem campanhas digitais para entidades sem fins lucrativos de Umuarama.
O professor Thiago Martins, que ministra a disciplina de Comunicação Digital, explica que após fazer uma triagem, o Instituto Grpcom indicou as entidades que necessitavam de apoio.
“A partir disso, os alunos foram separados em grupos e cada um ‘adotou’ uma entidade; depois de coletar as informações básicas do briefing, os alunos aplicaram o modelo de Planejamento Digital (PONTE) e, no terceiro bimestre, executaram a campanha, criando perfis em redes sociais, e-mails marketing, entre outras ações pontuais para cada entidade”, conta o professor.
Os alunos apresentaram a campanha e os resultados para os representantes das entidades e para a representante do Instituto Grpcom para o Noroeste, Luciane Travain.
“Já temos uma parceria com o curso de Publicidade desde 2013, tempo em que foram produzidos VTs, inclusive veiculados nos intervalos da programação da RPC; este ano iniciamos o trabalho com as mídias sociais”, conta Luciane.
Segundo ela, para as organizações esta parceria é de suma importância, pois existe uma carência muito grande na área de comunicação: “As instituições não dispõem de profissionais exclusivamente para este fim e nem recursos para contratação dos serviços, então é um trabalho que beneficia os dois lados”.
“As campanhas têm sido muito interessantes e assertivas, dando um retorno bem positivo para as organizações”, avalia Luciane.
O grupo da acadêmica Eduarda de Castro atendeu à SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). Durante a campanha havia acabado a ração dos animais e o grupo teve de criar uma ação urgente nas redes sociais.
“Nós podemos ver nitidamente como é ser voluntário em uma entidade, percebemos o empenho de toda a equipe de trabalho voluntário, e ‘sentir na pele’ como é desesperador a questão de estarem sujeitos a acabar a fonte de alimento dos bichinhos; a repercussão do post foi enorme e a arrecadação foi tão grande que daria para passar o restante do ano. Foi uma experiência incrível com um cliente mais do que real, muito especial”, relata a estudante.
Todos os acadêmicos receberam certificado do Instituto GRPCOM. “O trabalho voluntário é um diferencial no mercado de trabalho, tem sido critério de desempate em muitas vagas de emprego; muito mais do que isso, o trabalho com esses clientes é uma forma também de tornar os estudantes multiplicadores da causa social”, afirma Luciane.
Confira as OSCIPs beneficiadas e suas fanpages:
Apafibro – Acadêmicos: Danielli Ribeiro, Arnoldo Raatz, Carolina Banhos, Paula Xavier e Barbara Dalsegio.
https://www.facebook.com/apafibro/
Apromo – Acadêmicos: Jordana Soares, Carolina Palhares, Roney Bertoni, Monize Monteiro e Matheus Gaiola.
https://www.facebook.com/apromoumuarama/
Associação Vida e Solidariedade – Acadêmicos: Franciele Vaz, Alessandro Manzotti, Milena Rosa, Gabriella Navoscone, Lucas Mateus da Cruz e Eduardo Sebim.
https://www.facebook.com/Associacaovidaesolidariedade/
Fazenda Renascer – Acadêmicos Ariane Betanim, Emerson dos Santos, Elnatan Marchetto e Maylon Freitas.
https://www.facebook.com/fazendarenasceradjoc/
Saau – Acadêmicos: Bruna Bueno Cruz, Eduarda de Castro, Danilo Junio Silva, Joubert Novaes e Laryssa Uchoa.
https://www.facebook.com/saau.umuarama/
AMA – Acadêmicos: Carlos Roberto de Souza Rodrigues, Louane Bastreghi, João Vitor Alvares Peixoto, Meirielly Souza Campiolo, Silvia Cristina Franca Lima e Fernando Ribeiro de Oliveira.