UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

GRPCOM e Unipar: Estudantes de Publicidade criam campanhas para entidades

Publicado em: 04/12/2017 às 15:40

Seis foram contempladas; resultados foram aplaudidos pelos organizadores

Estudantes tiveram que apresentar os trabalhos elaborados
Estudantes recebem certificado do Instituto GRPCOM
Estudantes recebem certificado do Instituto GRPCOM
Estudantes recebem certificado do Instituto GRPCOM
Estudantes recebem certificado do Instituto GRPCOM
Estudantes recebem certificado do Instituto GRPCOM
Estudantes recebem certificado do Instituto GRPCOM
Estudantes recebem certificado do Instituto GRPCOM
Acadêmicos apresentam campanha e seus resultados para representantes das entidades
Acadêmicos apresentam campanha e seus resultados para representantes das entidades
Acadêmicos apresentam campanha e seus resultados para representantes das entidades

Inúmeras são as áreas em que o publicitário ou comunicador social pode atuar. Uma delas é o terceiro setor, que contempla ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

Preocupado em preparar o acadêmico para que fique apto a desempenhar seu papel nessas instituições, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, estimula projetos dessa natureza.

Um deles aconteceu em parceria com o Instituto GRPCOM. A atividade propôs aos acadêmicos do 3º ano que criassem campanhas digitais para entidades sem fins lucrativos de Umuarama.

O professor Thiago Martins, que ministra a disciplina de Comunicação Digital, explica que após fazer uma triagem, o Instituto Grpcom indicou as entidades que necessitavam de apoio.

“A partir disso, os alunos foram separados em grupos e cada um ‘adotou’ uma entidade; depois de coletar as informações básicas do briefing, os alunos aplicaram o modelo de Planejamento Digital (PONTE) e, no terceiro bimestre, executaram a campanha, criando perfis em redes sociais, e-mails marketing, entre outras ações pontuais para cada entidade”, conta o professor.

Os alunos apresentaram a campanha e os resultados para os representantes das entidades e para a representante do Instituto Grpcom para o Noroeste, Luciane Travain.

“Já temos uma parceria com o curso de Publicidade desde 2013, tempo em que foram produzidos VTs, inclusive veiculados nos intervalos da programação da RPC; este ano iniciamos o trabalho com as mídias sociais”, conta Luciane.

Segundo ela, para as organizações esta parceria é de suma importância, pois existe uma carência muito grande na área de comunicação: “As instituições não dispõem de profissionais exclusivamente para este fim e nem recursos para contratação dos serviços, então é um trabalho que beneficia os dois lados”.

“As campanhas têm sido muito interessantes e assertivas, dando um retorno bem positivo para as organizações”, avalia Luciane.

O grupo da acadêmica Eduarda de Castro atendeu à SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). Durante a campanha havia acabado a ração dos animais e o grupo teve de criar uma ação urgente nas redes sociais.

“Nós podemos ver nitidamente como é ser voluntário em uma entidade, percebemos o empenho de toda a equipe de trabalho voluntário, e ‘sentir na pele’ como é desesperador a questão de estarem sujeitos a acabar a fonte de alimento dos bichinhos; a repercussão do post foi enorme e a arrecadação foi tão grande que daria para passar o restante do ano. Foi uma experiência incrível com um cliente mais do que real, muito especial”, relata a estudante.

Todos os acadêmicos receberam certificado do Instituto GRPCOM.  “O trabalho voluntário é um diferencial no mercado de trabalho, tem sido critério de desempate em muitas vagas de emprego; muito mais do que isso, o trabalho com esses clientes é uma forma também de tornar os estudantes multiplicadores da causa social”, afirma Luciane.

Confira as OSCIPs beneficiadas e suas fanpages:

Apafibro – Acadêmicos: Danielli Ribeiro, Arnoldo Raatz, Carolina Banhos, Paula Xavier e Barbara Dalsegio.

https://www.facebook.com/apafibro/

Apromo – Acadêmicos: Jordana Soares, Carolina Palhares, Roney Bertoni, Monize Monteiro e Matheus Gaiola.

https://www.facebook.com/apromoumuarama/

Associação Vida e Solidariedade – Acadêmicos: Franciele Vaz, Alessandro Manzotti, Milena Rosa, Gabriella Navoscone, Lucas Mateus  da Cruz e Eduardo Sebim.

https://www.facebook.com/Associacaovidaesolidariedade/

Fazenda Renascer – Acadêmicos Ariane Betanim, Emerson dos Santos, Elnatan Marchetto e Maylon Freitas.

https://www.facebook.com/fazendarenasceradjoc/

Saau – Acadêmicos: Bruna Bueno Cruz, Eduarda de Castro, Danilo Junio Silva, Joubert Novaes e Laryssa Uchoa.

https://www.facebook.com/saau.umuarama/

AMA – Acadêmicos: Carlos Roberto de Souza Rodrigues, Louane Bastreghi, João Vitor Alvares Peixoto, Meirielly Souza Campiolo, Silvia Cristina Franca Lima e Fernando Ribeiro de Oliveira.

https://www.facebook.com/autistasdeumuaramaeregiao/

Redes sociais>