Você está aqui: Notícias > Projeto ensina noções de cidadania e justiça a alunos do ensino fundamental
Projeto ensina noções de cidadania e justiça a alunos do ensino fundamental
Publicado em: 29/11/2017 às 17:25
Trabalho é desenvolvido pelo Cejusc em parceria com o curso de Direito; no segundo semestre, o projeto foi realizado no Colégio Estadual Léo Flach
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que possui convênio com o curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, realizou pelo segundo ano consecutivo o projeto de extensão ‘Justiça e cidadania também se aprende na escola’.
O trabalho tem por finalidade o ensino de noções de justiça e cidadania a alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Com material específico fornecido pelo Tribunal de Justiça (duas cartilhas), os servidores do Cejusc, professores e acadêmicos do curso de Direito da Unipar repassam aos alunos conhecimentos da temática visando a construção da cidadania.
Durante as aulas, os alunos das escolas elaboram cartazes representando os temas “Justiça e Cidadania”. Os trabalhos são expostos e premiados no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão.
Neste ano, o trabalho do primeiro semestre foi realizado no município de Enéas Marques, na Escola Castro Alves. No segundo semestre, o projeto foi executado no Colégio Estadual Léo Flach.
Em outubro, os alunos do colégio conheceram as dependências do Fórum da Comarca de Francisco Beltrão, onde se encontravam a promotora da Vara da Infância e Juventude, Camille Marques Dib Crippa, e a juíza de direito da Comarca, Janaína Monique Zanellato Albino, as quais repassaram importantes conceitos sobre a função do Poder Judiciário no País. Também estiveram presentes os professores do curso da Unipar, Patrícia Fernandes Bega e Márcio Cristiano de Góis, além dos professores do colégio estadual e servidores do Poder Judiciário.
Conforme o professor Alexandre Magno Augusto Moreira, coordenador do curso, “os projetos de extensão universitária têm como objetivo integrar o acadêmico do curso com a comunidade. Com isso, ele irá conhecer a realidade da sociedade em que está inserido e, posteriormente, poderá adentrar ao mercado de trabalho com competência e solidariedade, valorizando os princípios e valores do ideário de justiça e cidadania.”