Você está aqui: Notícias > Trabalho intedisciplinar: Cursos interagem na 2ª Gincana da Saúde
Trabalho intedisciplinar: Cursos interagem na 2ª Gincana da Saúde
Publicado em: 29/11/2017 às 16:00
Atividades envolveram as turmas de Biomedicina, Enfermagem e Estética, explorando conteúdos aplicados em sala de aula, criatividade e descontração
A ideia surgiu no ano passado e deu certo. Com o objetivo de revisar conteúdos e promover interação interdisciplinar, os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizaram a 2ª Gincana da Saúde, que ainda repercute entre os alunos.
A atividade pedagógica é uma forma especial de contribuir para uma aprendizagem mais dinâmica, diferenciada e integrada, visando a competência de formação de trabalho interdisciplinar. As provas tinham cunho acadêmico e também de competição, interação e projeto social, como a arrecadação de brinquedos para o Natal Solidário.
A Gincana, além de promover a integração dos cursos citados, tem também como objetivo promover o trabalho em grupo, além de possibilitar um momento de confraternização, em alusão ao término do ano letivo e motivação para o ano seguinte.
À frente da organização estiveram os coordenadores de cursos, Raphael Sahd, Débora Girardello e Milena Lorencete (substituta), respectivamente. As atividades envolveram questões de disciplinas em comum nos cursos, como anatomia humana, fisiologia, bases biológicas, bioquímica, microbiologia, imunologia e leitura e produção de textos e conhecimentos gerais.
No roteiro estiveram brincadeiras famosas da infância - forca, torta na cara, pingue-copo, passa ou repassa, corrida do ovo e nó humano. Também somava pontos para as equipes a melhor fantasia de Halloween, caracterização da equipe por cor e grito de guerra.
“A importância do evento é sem dúvidas a formação do acadêmico para além do componente conteudista, a qualificação de profissionais com competência de integração, interdisciplinaridade e trabalho em equipe, que é o perfil de profissionais que o mercado de trabalho em saúde busca”, salienta a professora Débora.