UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Bolsa sanduíche: Professora da Unipar desenvolve pesquisa nos Estados Unidos

Publicado em: 28/11/2017 às 17:00

Buscando cada vez mais conhecimentos, a professora Elizangela Menegassi realiza parte de seu doutorado na Pensilvânia

Professora Elizangela na Universidade de PennState
Professora Elizangela na frente de um dos prédios onde tem aula, na Universidade de PennState
Professora Elizangela no hall do curso de Administração da Universidade de PennState

A professora da Universidade Paranaense – Unipar, Elizangela Maria Menegassi de Lima, foi contemplada com uma cota referente a bolsas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do programa de doutorado sanduíche no exterior (PDSE).

Parte de sua pesquisa de doutorado, intitulada ‘Análise Comparativa das Dimensões Competitivas em Clusters de Móveis do Brasil e dos Estados Unidos’, está sendo acompanhada pelo professor orientador Vittal Prabhu, no departamento de Engenharia Industrial na Universidade de Engenharia da Pensilvânia – PennState/Estados Unidos.

No Brasil, a professora do curso de Administração da Unipar cursa seu doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Paulista (Unip), orientada pelo professor José Benedito Sacomano.

O objetivo do estudo é analisar o nível das dimensões competitivas dos clusters e o desenvolvimento regional no estado do Paraná, visando uma melhor eficiência coletiva e o consequente crescimento do desempenho econômico e da vantagem competitiva das regiões.

“Esta oportunidade de estudar em uma universidade internacional permite importante troca de conhecimento científico entre instituições, fazendo com que este network se consolide e viabilize a discussão e evolução sobre o tema proposto e ainda abre caminhos para que outros estudantes, de ambas as instituições, possam dar continuidade ao estudo”, disse a professora.

Ela diz estar muito feliz com a conquista: “A experiência que estou vivendo é algo indescritível: conhecer outras culturas, aprender novas formas de aprendizado e compartilhar conhecimentos... A partir disso, quero contribuir no desenvolvimento de projetos para que os nossos jovens tenham também essa oportunidade de estudar em um outro país”.

Ela também conta que há tempo vem investindo em intercâmbios, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos. Tanto que já conta com onze artigos apresentados em congressos internacionais, entre eles no Japão, na França e na Alemanha.

Redes sociais>