UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Campanha MC Dia Feliz desperta sorrisos em Cascavel

Publicado em: 30/08/2010 às 16:45

Na UNIPAR, colaboradores de todos os setores se reuniram para assistir palestra sobre câncer e se confraternizar com sanduíches Big Mac

Momento de confraternização entre colaboradores
Momento de confraternização entre colaboradores
Sr. Wilson Riedlinger ministra palestra na Unipar
Sr. Wilson Riedlinger ministra palestra na Unipar
Professora Débora Venturin discursa sobre a importância da campanha MC Dia Feliz

A sociedade cascavelense participou, neste sábado, do MC Dia Feliz, que foi um sucesso. O objetivo da campanha é angariar verbas para Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel). A Universidade Paranaense – UNIPAR fez sua contribuição, como nos anos anteriores. A direção do Campus Cascavel promoveu uma palestra para colaboradores de todos os setores, reunindo conhecimento e solidariedade.

Há mais de 20 anos na Uopeccan, o diretor de relações públicas Wilson Riedlinger foi convidado para falar sobre os tratamentos oferecidos em Cascavel. Após o evento, todos participaram de um momento de confraternização em solidariedade ao MC Dia Feliz.

Na abertura, a diretora do Campus, professora Débora Venturin, destacou que a palestra faz parte do programa de capacitação da UNIPAR, que tem como foco a qualidade de vida no trabalho: “Esta ação veio contribuir tanto para a saúde do trabalhador, quanto na responsabilidade social ao participar do MC Dia Feliz”.

“Quando falo de câncer, falo com conhecimento de quem vivencia experiências únicas todos os dias”, disse, afirmando que a doença parece comum, mas quando alguém da família é afetado a conversa é diferente.

O Hospital, criado em 1991, é excelência em oncologia e referência nacional por ser um Hospital Escola, por estar entre os três hospitais que fazem transplante de medula óssea na região sul do país (Curitiba, Porto Alegre e Cascavel) e por utilizar máscara de chumbo na braquiterapia (procedimento realizado apenas em Londrina, Curitiba e Cascavel).

Na palestra, Riedlinger contou sobre a Casa de Apoio ao Paciente de Câncer Uopeccan, que foi criada com a ajuda do Rotary Clube e que se mantém por doações da sociedade. Também trouxe dados do Ministério da Saúde, informando que o câncer de mama é o que mais mata mulheres e o de próstata, os homens. Nas crianças, segundo ele, o câncer nos ossos geralmente é fatal.

Sobre o preconceito alertou: “Quando o câncer é interno pensamos 'coitada daquela pessoa', mas quando é exposto ninguém quer sentar junto a ela”. E lembrou: “Câncer não se pega, é uma doença familiar. Devemos respeitar e cuidar, pois são vidas iguais a nós, só com um problema chamado câncer”.

O Hospital do Câncer de Cascavel dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da psicologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, serviço social e fonoaudiologia, além de brilhantes médicos especialistas e voluntários.

É com orgulho que todos os profissionais dizem fazer parte de um dos maiores e melhores hospitais de câncer do Brasil, que é referência no tratamento de radioterapia, com uma estrutura que permite realizar procedimentos operatórios de qualquer complexidade.

Riedlinger destaca, ainda, que as parcerias com secretarias de saúde foram fundamentais para se criar um complexo que permitisse o melhor tratamento disponível de prevenção e de diagnóstico precoce, dos equipamentos altamente qualificados e do compromisso de todos.

“Reconhecido pela excelência, por receber pacientes de outros estados e países, hoje o Hospital investe também na formação de profissionais especializados”, salientou. Também contou que, em breve, o Hospital do Câncer será inaugurado em Umuarama, noroeste do Estado: “O apoio da UNIPAR nesta implantação tem sido fantástico”.

Redes sociais>