Qualidade de vida: Colaboradores aprendem sobre importância da Ergonomia
Publicado em: 23/11/2017 às 10:00
Abordado por fisioterapeuta, tema está diretamente ligado aos resultados no ambiente de trabalho
“Saímos renovados da palestra, pois ela promove a motivação dentro do ambiente de trabalho”, destacou a colaboradora Katia da Silva. Ela e demais funcionários da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, participaram de mais uma ação do projeto Comércio em Movimento. Ergonomia foi o tema tratado (em 17/11).
Para Katia, as atividades do projeto sempre trazem novidades. “Por mais que, às vezes, sejam assuntos repetidos, sempre temos algo novo para aprender. Organizamos nosso setor e participamos de cada ação”, conta a funcionária ao parabenizar a gestão atual da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) por ter buscado essa parceria com o Sistema Fecomércio Sesc.
O fisioterapeuta do trabalho e mestre em ergonomia, César Oliveira, foi um dos palestrantes. Ele pontuou que o conteúdo tratado pode ser aplicado em cada área dotrabalho, visando a saúde, o bem-estar e conforto.
“Ergonomia pode estar dentro do administrativo, com o pessoal que faz a higienização, com aqueles que precisam carregar peso; basta adequá-la para atender as necessidades. Com ajustes, é possível chegar ao conforto desejado”, evidenciou o profissional.
Ele salientou ainda que para ter resultados eficazes é preciso que a empresa e o colaborador trabalhem em parceria. “Não adianta a empresa oferecer a cadeira mais moderna do mercado se a pessoa que for utiliza-la não souber manter a postura e buscar alternativas para que isso aconteça”.
Para o fisioterapeuta, ergonomia também está relacionada à boa iluminação, espaçorefrigerado, ou seja, condições ideais para aqueles que precisam executar esforços físicos. “O fato é que ela está diretamente ligada aos resultados no ambiente de trabalho. Então, a Universidade, ao ofertar condições aos seus colaboradores, propicia um ambiente agradável, aumentando o rendimento do funcionário e ajudando a reduzir os índices de faltas”.
O tema Ergonomia integra a metodologia aplicada no projeto Comércio em Movimento. “Buscamos abordar assuntos voltados às áreas da saúde, educação e cultura. A ideia é contribuir na qualidade de vida e de trabalho dos servidores das empresas parceiras”, explicou o fisioterapeuta César Oliveira.