Você está aqui: Notícias > Acadêmicos participam do 20° Congresso Brasileiro do Conselho de Enfermagem
Acadêmicos participam do 20° Congresso Brasileiro do Conselho de Enfermagem
Publicado em: 16/11/2017 às 16:00
No Rio de Janeiro, os futuros enfermeiros participaram de palestras com profissionais renomados, entre eles Drauzio Varella, Leandro Karnal e Leonardo Boff
O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense- Unipar, Unidade de Guaíra, marcou presença no 20° Congresso Brasileiro do Conselho de Enfermagem (CBCENF), realizado no Riocentro, Rio de Janeiro (de 6 a 10/11).
Pautado no cenário das ‘Dimensões do cuidado de enfermagem: Interfaces na prática profissional’, o Congresso se desdobrou em três eixos temáticos: Cuidado, tecnologia e inovação; Trabalho, ética e legislação profissional e Políticas sociais, educação e gestão.
O evento anual, que busca contribuir para o fortalecimento da profissão, promovendo a difusão do conhecimento e o intercâmbio entre profissionais e entidades, é considerado o maior da área da saúde da América Latina.
Acompanhados pela professora Sarah Pereira Gonçalves, os acadêmicos da Unipar participaram das palestras ‘Cuidar da vida: sustentabilidade, espiritualidade e resiliência’, ministrada por Leonardo Boff; ‘Ética, trabalho e felicidade’, por Leandro Karnal; ‘Saúde no Brasil: análise do atendimento da população pelo SUS e planos de saúde’, por Drauzio Varella; e ‘As competências técnicas e legais para o exercício do cuidado seguro de enfermagem’, pelo presidente do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), Manoel Carlos Neri da Silva.
Para a professora Sarah, o Congresso levou os participantes a reflexões de problemas da atualidade: “Foi uma oportunidade de apurar ainda mais meu olhar para o exercício legal da profissão e o cuidado com o paciente nas diversas áreas de atuação do enfermeiro, com seu potencial de transformação e suas imensas necessidades”.
Segundo ela, os palestrantes alertaram que esta realidade só poderá ser transformada “com exaustivo trabalho e dedicação dos profissionais envolvidos”. “Disseram isso destacando o papel dos enfermeiros que são peças-chaves no processo de cuidado e atenção à saúde das pessoas”, conta a professora.
Para a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, “foi um intercâmbio de conhecimentos importante para a professora, que pôde se beneficiar com a atualização de conhecimentos, e para os estudantes, que, na busca do olhar diferenciado referente à enfermagem, puderam ver a profissão que escolheram ainda mais valorizada”.
A turma aproveitou a viagem também para conhecer alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e a Escadaria do Selarón.