Iniciação Científica: Evento de Ciências Contábeis avalia 130 artigos
Publicado em: 13/11/2017 às 11:40
Apresentados no 7º Enicon, 60 obtiveram bom conceito; destes, três foram premiados
Com foco no tema ‘A Contabilidade e suas Tendências Tecnológicas’, o 7º Enicon (Encontro de Iniciação Científica do Curso de Ciências Contábeis) superou as expectativas dos organizadores: foram 130 trabalhos inscritos. O evento reuniu estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama.
Foram dois dias de muita troca de conhecimentos, em abordagens de temas de diversas áreas. Todos os trabalhos foram avaliados pelos professores do curso e os 60 que obtiveram conceito bom foram apresentados por seus autores na forma oral.
E os três alunos que obtiveram conceito ótimo na avaliação de seus estudos científicos foram premiados com livros e certificado para incrementar o currículo: Alana Cristine Vitorelli (terceiro lugar), Ana Paula Macedo Pinto (segundo lugar) e Joelma Sandra da Silva (primeiro lugar), que apresentou o artigo ‘Análise Dinâmica do Capital de Giro das Empresas Ez Tec S.A. e Lojas Renner S.A. atráves do Modelo Fleuriet’.
Para a vencedora, o Enicon é de suma importância no desenvolvimento acadêmico, pois torna o aluno capaz de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. “A pesquisa é um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, fazendo com que ele adentre ao mercado de trabalho com muito mais confiança”, diz a aluna Joelma, do 3º ano.
Na avaliação do coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, a pesquisa é uma ferramenta importante na formação acadêmica, oportunizando uma visão crítica dos fatos. “O Enicon tem esse papel, o de dar apoio metodológico para que o nosso aluno possa desenvolver seus projetos”, ressaltou, enaltecendo que “o nível dos artigos foi tão rico, que todos poderiam ser apresentados, não só nos eventos científicos da Unipar, mas também nos de outras instituições de ensino”.
Contabilidade e Tecnologia
Uma palestra do professor Valcemiro Nossa, de Vitória/ES, fez parte da programação. Diretor da Fucape Business School, ele falou sobre ‘A Contabilidade e suas Tendências Tecnológicas’. A cerimônia de abertura foi abrilhantada pela apresentação do Pitoresco Grupo de Teatro Unipar. A diretora da Pesquisa e da Pós-Graduação da Unipar, professora Evellyn Wietzikoski, prestigiou.
Na ocasião foi apresentado o projeto NACF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), que será realizado pelo curso da Unipar em parceria com as Receita Estadual. Seu objetivo é apoiar contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos que, de modo geral, não têm acesso às orientações contábeis e fiscais básicas.
Na mesma noite, também foram lançados os livros: Tributos em Espécie, do professor Helton Lustoza, e As Maravilhosas Utilidades da Geometria: da Pré-história à Era Espacial, do professor Adalberto Gerbasi, ambos da Unipar.
Teve ainda a entrega de homenagens para a professora do curso da Unipar, Edileusa Cristina Borçato, pela conclusão do seu mestrado na Unioeste; e para o aluno do 1º ano, Alan Trevisanuto, que obteve a maior pontuação no 1º Teste de Progressão, promovido pela coordenação do curso. Ao final, foram sorteadas camisetas da rádio Ilha FM e bolsas da escola de idiomas Hoyer.
Solidariedade
O Enicon também foi marcado por gestos de solidariedade. Os alunos doaram 300 quilos de ração para cães, que foram repassados à SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama).