Você está aqui: Notícias > Curso de Arquitetura realiza Uma noite na América Latina
Curso de Arquitetura realiza Uma noite na América Latina
Publicado em: 09/11/2017 às 15:00
Turma faz apanhado histórico, cultural, gastronômico e arquitetônico dos países da América, colonizados por países latinos
Pesquisar, aprender, desenvolver. A Universidade Paranaense – Unipar sempre incentiva a participação dos alunos em atividades práticas. Nesta semana, o curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unidade de Cascavel, apresentou ‘Uma noite na América Latina’ – falando de Brasil, Argentina, México, Uruguai.
A atividade foi proposta à turma da 3ª série e organizada pelo professor Emerson Santos, na disciplina de História da Arquitetura 3. A ideia foi confraternizar com os pratos típicos e, ao mesmo tempo, de maneira pedagógica, interagir com as culturas da américa latina, bastante diversificadas e pluralizadas.
Conforme explica o mentor, a proposta foi, principalmente, fazer uma estruturação, pesquisa, reconhecimento sobre a arquitetura da América Latina, por meio dos arquitetos latinos e imersão na cultura, entendendo sua gastronomia, música, parte cultural, vestimenta e tradições.
“Foi uma noite surpreendente, em que os alunos puderam, em sua forma de expressão, mostrar a seus colegas o que acontece nos países da América. É uma forma descontraída de promover o aprendizado, que foge dos padrões tradicionalistas, mas cria uma marca dentro desse processo. Considero essa noite de imersão cultural importante para a formação do arquiteto, para que, em contato com o mundo, crie um repertório projetual”, contextualiza.
Além de aprender e compartilhar os resultados em seminários, os acadêmicos se divertiram muito. “Eu nunca fui a outro país e esta foi uma possibilidade de viajar por outros estilos arquitetônicos, interagir com as diferentes culturas e ver o que se pode produzir com os materiais de cada localidade”, elogia a acadêmica Tanielle Alberti. Segundo descreve, uma das curiosidades do país estudado por seu grupo, o Chile, é que o povo festeja todos os acontecimentos.