UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cidadão honorário: “Amo esta cidade que me acolhe há trinta anos, diz reitor”

Publicado em: 09/11/2017 às 15:00

Ele foi entrevistado pelo jornal Tribuna Hoje. Confira a reportagem publicada no domingo

Reitor Carlos Eduardo Garcia

Na próxima sexta-feira, 10, a Câmara Municipal fará a entrega do título de Cidadão Honorário de Umuarama concedido ao reitor da Universidade Paranaense, Carlos Eduardo Garcia. Em entrevista exclusiva à Tribuna Hoje, ele fala sobre a emoção que a honraria lhe trouxe. “É com muito orgulho que o recebo”, declarou, em conversa bastante descontraída, em seu gabinete, no Câmpus-Sede da Unipar. A cerimônia de entrega será no salão de eventos do hospital da Uopeccan, no final da tarde. Aprovado por unanimidade, o projeto para a outorga do título foi apresentado pelo vereador Júnior Ceranto. “Minha gratidão por esta honraria é indescritível, pois amo esta cidade e tudo o que consigo fazer de bom para que fique melhor, mais acolhedora, mais pujante, faço sem medir esforços; é com grande satisfação, portanto, que receberei este título”. Leia a seguir trechos da entrevista.

O que representa para o senhor este título?

O título de ‘Cidadão Honorário de Umuarama’, que a nossa Casa de Leis me concede, é para mim uma subida à honra, que recebo com muita humildade, pois tenho ciência de que se deve principalmente à Instituição que represento, a nossa querida Unipar. O meu desejo é dividir com todos os merecedores desta grande conquista, que são os meus amados colegas de trabalho.

Nesse desejo, o senhor também inclui sua família?

Sim, a família é a base de tudo e, no meu caso, uma base repleta de amor e exemplo, que dignificam minha própria existência. Meu pai e minha mãe [Neiva e Cândido Garcia, fundadores da Universidade Paranaense], através de seus sacrifícios pessoais e grande capacidade profissional, balizaram minha educação e a de meus irmãos com ética e respeito às pessoas e às instituições. Por isso, divido o mérito desta honraria com todos: meus pais; minha esposa Rosilamar de Paula Garcia e minhas filhas Valentina, Eduarda e Manuela; meus irmãos Cláudia Elaine Garcia Custódio, Cássio Eugênio Garcia e Camilo Evandro Garcia; meus cunhados, Amauri Custódio, Viviane Zafanelli Garcia e Franciele Cione Garcia; e meus sobrinhos Camilo Júnior, Vitor, Maitê, Bernardo e Gabriel. Tenho em minha esposa e minhas filhas um presente a qual gratuitamente me foi oferecido e que tento, com minhas limitações, honrar com amor de pai zeloso e marido companheiro dessas mulheres maravilhosas!

E Umuarama, o que significa?

Nasci em Tupã, no interior de São Paulo, onde passei minha infância; depois morei em Rolândia, onde passei a adolescência; cheguei aqui com 19 anos e senti ótima receptividade, por isso posso afirmar com toda convicção que Umuarama me honrou (e me honra) com a adoção amorosa a mim e à minha família e nos deu a possibilidade de desempenharmos nossas habilidades e conquistas em um “palco” caloroso, que traduz fielmente o “local onde os amigos se encontram”.

Um título como esse pode gerar também motivação?

Sem dúvida, este título reforça meus ânimos, mas também aumenta minha responsabilidade no comando da Universidade Paranaense, Instituição que projeta o município ao promover desenvolvimento socioeconômico e cultural pelos serviços que presta, e no meu papel de cidadão umuaramense, do qual muito me orgulho. E mais: eleva minha esperança de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Umuarama, da região e do Estado do Paraná.

Currículo

Formado em Odontologia, o Reitor Carlos Eduardo Garcia, 49, é natural de Tupã/SP. Mora em Umuarama desde 1987. Em seu currículo destacam-se os anos de experiência em gestão: foi diretor administrativo da Faculdade Paranaense – Faccar, de Rolândia, vice-reitor chanceler da Unipar e presidente da mantenedora da Faccar, a Associação Rolandense de Ensino e Cultura, fundada pela família. É Reitor da Unipar desde 2011. Tem no currículo outras homenagens, entre elas a comenda ‘Ordem Estadual do Pinheiro’, a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado do Paraná.

Redes sociais>