Você está aqui: Notícias > Umuarama: Odontologia promove evento recreativo na Apae
Umuarama: Odontologia promove evento recreativo na Apae
Publicado em: 27/08/2010 às 17:10
Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, curso organizou diversas atividades. Educação Física também esteve presente com o projeto ‘Espaços de Lazer’
Promover a interação social. Este foi um dos objetivos do dia recreativo realizado na Apae pelo curso de Odontologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus-Sede (em 27/8). O evento foi organizado em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O curso de Educação Física também colaborou. Via projeto ‘Espaços de Lazer’, proporcionou momentos de muita descontração para a garotada. Música, coreografias de dança e brinquedos deram o ritmo ao evento. Pipoca e algodão-doce também animaram as crianças e adoçaram o dia.
Os participantes vestiram a camisa do tema ‘Diferentes não, especiais sim, mas todos brasileiros’ e se ornaram de verde e amarelo. Uma passeata com a bandeira do tema também foi organizada com os alunos.
Os trabalhos foram coordenados pela professora Luciana Zafaneli, que é cirurgiã-dentista da Apae. “A UNIPAR já desenvolve parcerias com a Apae há muito tempo; este evento é mais uma ação que realizamos voltada à socialização. É um dia diferente para os alunos da Apae. Eles se sentem valorizados, amados”, ressalta a professora.
Ela informa que, durante o ano, estagiários do curso realizam atendimentos odontológicos na Apae. E para reforçar os laços de amizade entre ‘dentista’ e paciente, fazem o evento. “Cuidamos da saúde bucal dessas crianças; já nesse evento recreativo, é como se comemorássemos esse entrosamento, participando de atividades divertidas, que proporcionam mais contato... Elas percebem as reações, as alegrias, o calor humano”, ratifica.
Além das atividades levadas pelos alunos da Universidade Paranaense, outras entidades também participaram e deram verdadeiros shows de música e dança. As apresentações de integrantes da Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama), Assumu (Associação de Assistência aos Surdos e Mudos), Apadev (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais) prenderam a atenção da garotada, arrancando risos, gritos e aplausos.
Instalada em Umuarama em 1971, a Apae atende hoje cerca de 240 crianças. Segundo a presidente, professora Regina Toledo Barros, um dos planos para o futuro é ampliar a escola para melhorar ainda mais o atendimento ao público.
“A Unipar é nossa parceira e tem valorizado o trabalho de nossos professores. Nossas crianças são muito bem atendidas pelos estudantes de Odontologia... basta ver o sorriso deles. O pessoal de Comunicação Social também desenvolve um trabalho interessante conosco [piquenique e tarde dançante]... Estão todos sempre prontos a nos ajudar e isso tem um grande valor”, enfatiza.