Você está aqui: Notícias > Umuarama: Alunas de Psicologia participam de Congresso em Curitiba
Umuarama: Alunas de Psicologia participam de Congresso em Curitiba
Publicado em: 27/08/2010 às 13:45
O evento discutiu divulgação, expansão e aprofundamento teórico e prático da área de trânsito e transporte no âmbito dos países americanos
Reunindo profissionais do Brasil e de outros países, aconteceu em Curitiba o Congresso Interamericano de Trânsito e Transporte. As estagiárias do projeto ‘Promovendo Saúde no Trânsito’, do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus-Sede, participaram do evento com apresentação de trabalhos.
O Congresso teve como objetivo principal a divulgação, expansão e aprofundamento teórico e prático da área de trânsito e transporte no âmbito dos países americanos, com a troca de informações entre profissionais de diversos países que atuam na área.
Durante o Encontro Paranaense de Medicina do Tráfego e a Mostra Brasileira de Projetos de Educação para o Trânsito, que aconteceram dentro do evento, as alunas apresentaram trabalhos na modalidade pôster, nos temas Prevenção e Educação para o Trânsito.
Tayná Ceccom Martins falou sobre ‘A educação para o trânsito como elemento principal de contribuição na prevenção de acidentes’ e ‘O homem e o ambiente do trânsito’. Débora Cristina da Mata apresentou o tema ‘Fatores biopsicossociais desencadeadores de estresse em motoristas de transporte coletivo’.
‘A falta de atenção: um fator humano que causa acidentes de trânsito’ foi o título apresentado por Camília Travasso Raimondi. ‘Comportamento agressivo como principal desencadeador de acidentes no trânsito’ foi o tema de Sabrina dos Santos Silva, que não estava presente, mas foi representada pelas colegas.
“Foi uma experiência enriquecedora, já que tivemos oportunidade de trocar informações com diversos profissionais sobre temas relevantes para a atuação no trânsito, principalmente com foco na educação”, ressaltou Tayná.
Para Débora o evento é um meio de discutir ideias que contribuem para uma vida melhor no trânsito. “Conhecemos práticas que são realizadas em território nacional e internacional, como a preocupação com a saúde dos trabalhadores que estão envolvidos diretamente no trânsito”.