Você está aqui: Notícias > Dez mil casos são atendidos no Justiça no Bairro realizado na Unipar
Dez mil casos são atendidos no Justiça no Bairro realizado na Unipar
Publicado em: 31/10/2017 às 15:00
A intenção foi suprir demandas em trâmite no Judiciário, sendo realizadas ações de guarda, alimentos, reconhecimento de paternidade, retificação de nomes e benefícios previdenciários, entre outras
Cascavel recebeu o Justiça no Bairro, programa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e a Universidade Paranaense – Unipar foi a grande parceira e sede para essa ação social (de 17 a 21/10). A finalidade do programa é o atendimento da população vulnerável.
À frente dos trabalhos esteve a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, doutora Joeci Camargo, que relata a relevância da parceria: “A Unipar, sempre parceira em todas as cidades em que está instalada, tem extrema importância nesse evento e está de parabéns, pelo espaço e pelos alunos e professores que estiveram o tempo todo à disposição”.
Também enaltece que, além de contribuir com o Judiciário, acelerando processos que levariam anos para serem julgados, o programa serve como uma oficina de trabalho real, onde os alunos aprendem a verdadeira evolução, não só do Direito, mas a progressão de todo o trabalho, desde a confecção da petição inicial até a homologação, ata de audiência e expedição dos mandados.
Com os acadêmicos de Direito da Unipar, acompanhados pelo coordenador, professor Sérgio Tinoco, e demais docentes, participou toda uma equipe multiprofissional, composta por juízes, promotores, médicos peritos e psicólogos, para a formalização e a eficiência da entrega da prestação jurisdicional de uma forma mais célere, possibilitando às pessoas que precisam de justiça um atendimento rápido e eficiente, para que elas saiam com a entrega de todos os documentos referentes ao caso.
Além das perícias e audiências complexas já agendadas, houve atendimento aberto à comunidade, na sexta e sábado. Mais de dez mil atendimentos foram realizados somente nesses dois dias na Unipar, de pessoas que precisavam de exame médico, parecer psicológico e parecer do Ministério Público. Foram prestados serviços de retificação de nomes, mudança de sexo, averbação de divórcio, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, teste de DNA, ajuizamento de ações, ações acidentárias, atendimentos do seguro DPVAT, entre outros atendimentos.
Um outro grande momento foi o Casamento Coletivo, realizado na sexta-feira (20), no Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugato, com a união de 327 casais. Na frente de honra, prestigiaram o diretor da Unipar/Cascavel, professor Gelson Uecker, a chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), Terezinha Aguiar, e o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, entre outras autoridades.
A participação da Unipar aconteceu via Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita) e estendeu-se para outras cidades, como Matelândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu, com os atendimentos de curatela, as famosas interdições. Neste, foram cerca de 5 mil atendimentos.
A coordenadora do Sajug, professora Alaide Rodrigues Baliero Bretas, disse que o evento veio respaldar a efetiva credibilidade e comprometimento que a Instituição tem com a população carente de recursos, por meio dos serviços gratuitos que oferece, fazendo valer o legítimo e determinante exercício da cidadania. “Os trabalhos realizados pelos acadêmicos da 4º e 5º aos do curso de Direito teve repercussão ímpar, mormente pelo fato de se depararem com reais problemas de natureza jurídica da população e a imediata resolução dos mesmos, com a supervisão dos professores da Unipar e colaboradores do TJ/PR”, elogiou.
Na oportunidade, os cursos da Unipar ofereceram outros serviços à população que aguardava atendimento jurídico, como orientações para regularização do puxadinho e empresarial, exames de próstata e de tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, massagem, orientações sobre o câncer de mama e avaliação bucal.
O evento contou também com a parceria da Prefeitura de Cascavel e Sesc/Paraná (Serviço Social do Comércio).