Você está aqui: Notícias > Semana Acadêmica: Dog Fashion abre noite de desfiles do curso de Design de Moda
Semana Acadêmica: Dog Fashion abre noite de desfiles do curso de Design de Moda
Publicado em: 27/10/2017 às 16:00
Evento colocou na passarela trabalhos dos acadêmicos e de ex-aluna
Todos os anos, os desfiles que ilustram a Semana Acadêmica de Design de Moda da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, são muito aguardados e, depois, elogiados. Desta vez, não foi diferente: o que os estudantes colocaram para a apreciação do público, no Teatro Unipar, arrancou muitos aplausos. Os looks foram produzidos pelos alunos do 2º e 3º anos.
O frisson começou com o Dog Fashion, que mostra as tendências da moda pet. Os manequins foram escolhidos a dedo: cães abandonados, que vivem no abrigo da Saau (Sociedade de Amparo a Animais de Umuarama). No palco, eles brilharam literalmente: o pelo supermacio brilhava, as roupas também.
Os looks esnobaram estilo; bordado com paetês, o ‘vestido longo’ preto e branco da primeira cachorrinha a desfilar arrancou muitos óh da plateia. Outros trajes apostaram nos tecidos de estampa de poá... Muito chiques! O xadrez também ganhou espaço, com destaque para uma jaqueta com touca. Dos mais elaborados aos mais esportivos, todos traduzem contemporaneidade.
Com parceria do curso de Medicina Veterinária, a preparação dos cães começou uma semana antes. Todos foram levados para o Hospital Veterinário para cuidados de saúde, higiênicos e estéticos e também, claro, para os ensaios.
“Para os alunos que participaram do projeto foi uma experiência muito importante, porque eles se envolvem com atividades que vislumbram diferentes áreas de trabalho do médico veterinário; isso é motivador”, diz o coordenador do curso, professor Luiz Merlini.
As equipes dos bastidores do Dog Fashion foram orientadas pelo professor Gilberto Alves, que leciona no curso de Medicina Veterinária e no de Design de Moda. “Por isso pude acompanhar o trabalho das duas: a dos futuros médicos veterinários, que colocaram muito amor, além de técnica, em tudo o que fizeram na produção de beleza dos cães; e a dos futuros estilistas, que se dedicaram na pesquisa e na confecção dos modelos apresentados”, diz.
Ele destaca que o Dog Fashion aponta dois nichos de mercado importantes para ambos os profissionais. “O da moda pet, atualmente tão concorrido quanto o de pet care, o que nos leva a considerar o desfile e seus preparativos como uma excelente aula prática e momentos de reflexão sobre a carreira”.
Falando em reflexão, o Dog Fashion é também um evento solidário. Quem foi assistir doou ração para a Saau. Além disso, tem a proposta de incentivar a doação. Dos dez que desfilaram, três foram adotados.
Na sequência, o palco ganhou o glamour dos looks conceituais e comerciais. Inspirados no tema ‘Moda do Amanhã’, como sugere o tema, os looks realçaram inspiração futurista.
A maquiagem acompanhou o tema. Com parceria do curso de Estética e Cosmética, acadêmicas capricharam para corresponder na composição dos visuais. “Entre os vários profissionais que trabalham por trás da passarela estão os da estética e cosmética, que se esforçam para que o penteado e a maquiagem dos modelos ajudem a ressaltar a beleza do look”, observa a coordenadora do curso, professora Cláudia Mika, elogiando o trabalho das suas alunas. “Ficaram surpreendentes”, exclama.
Para os looks, a inspiração veio da arte do grafite, dos nômades, do sustentável, dos jardins, da guerra, das princesas, do cinema e da literatura. O brilho e a transparência reinaram quase que absolutos, nos tecidos bordados, acetinados e metalizados. O neon como acessório impressionou, assim como a blusa feita com ‘tecido 3D’. Também chamaram a atenção as peças multiuso, como a jaqueta que se transforma em mochila. Genial!
Para a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Marianna Oliveira, os acadêmicos deram a resposta que o evento merecia: “Essa resposta veio em forma de aplausos pela competência dos alunos no conjunto das ações que culminaram no desfile; todos se concentraram durante meses na pesquisa, depois na moldagem, no corte, na costura, colocando esmero e amor no trabalho. Foi bonito de ver!”.
Encerrando a noite, o palco ganhou ainda mais brilho com os looks da estilista Nilda Santana, ex-aluna do curso. Ela mostrou sua nova coleção de vestidos de festa, lindamente bordados.
Semana de estudos
Com o tema ‘Design Emocional’, o curso também promoveu o 4º Encontro de Design de Moda. A convidada para falar sobre o tema foi a arquiteta Michelle Faura. Paralelamente, aconteceram o 4º Fórum de Egressos, com o ex-aluno e professor da Unipar de Cianorte, Marcos José de Lima, que falou da sua trajetória acadêmica e profissional; o Fórum Pedagógico, com a professora Fernanda Garcia Velasquez, que abordou mercado de trabalho; e a 3ª Aula Magna do curso, com a professora Sônia Moro; ela falou sobre ‘A lógica da semiótica na moda’.