Handebol em Cadeira de Rodas: Professora apresenta estudo em Simpósio
Publicado em: 27/10/2017 às 15:20
Fábia Freire, do curso de Educação Física, falou da análise da ansiedade em competição envolvendo a modalidade
Handebol em Cadeira de Rodas: Análise da Ansiedade em Competição. Este foi o tema do estudo apresentado pela professora Fábia Freire no 1º Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte da USJT (Universidade São Judas Tadeu) e 2º Encontro de Psicologia do Esporte e da Atividade Física, realizados em São Paulo (entre 5 e 7/10). A professora integra o corpo docente do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo.
A tese apresentada é fruto da pesquisa realizada com a colega Marilena Olga Koch. “Diversos itens que abordam o comportamento dos atletas durante as competições foram apontados no estudo”, explica a professora, ressaltando que o Simpósio contou com a presença de vários palestrantes internacionais, os quais têm vasto conhecimento na área da psicologia do esporte. “Esses aspectos contribuem para nosso aperfeiçoamento profissional”.
O handebol em cadeira de rodas é uma iniciativa desenvolvida há anos em Toledo. A prática da modalidade foi iniciada pela Atacar (Associação Toledense de Atletas em Cadeira de Rodas) e atualmente conta com apoio da Unipar, via projeto de extensão AMA (Atividades Motoras Adaptadas), que tem como principal objetivo estimular a prática de esportes adaptados e a inclusão social.