UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Congresso da Unipar discute nesta sexta saúde única e sociedade global

Publicado em: 26/10/2017 às 17:00

Evento de cunho internacional, que inscreveu 2.400 acadêmicos, segue com várias atividades

Em palestra, o pesquisador da Bélgica, Sebastien Carpentier, que falou sobre agricultura e mudanças climáticas
Em palestra, o pesquisador da Bélgica, Sebastien Carpentier, que falou sobre agricultura e mudanças climáticas
 Plateia: Congresso reúne mais de 2.400 acadêmicos e professores
Christine Morand, do Instituto de Pesquisa de Agricultura, da França: foco na erva-mate como fonte de produtos para prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares
Iniciação científica: Mais de dois mil trabalhos estão expostos para avaliação

A Universidade Paranaense – Unipar dará sequência, nesta sexta, em Umuarama, ao 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e ao 16º Encontro de Iniciação Científica, que começou ontem, 26. Os eventos reúnem 2.400 inscritos e 77 palestrantes, do Brasil e exterior.

Logo cedo, começa uma mesa-redonda que discute doenças transmitidas por vetores e suas consequências para a saúde humana e dos animais (entre elas, febre amarela e Leishmaniose). No debate estarão pesquisadores da Fundação Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA.

À tarde, o debate gira em torno do tema ‘Sociedade global: caminhos para a convivência’, com conferencistas do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, de Portugal, do UniCuritiba, da Unisinos e da Unipar. A proposta é discutir os relacionamentos interpessoais, repensando a indiferença frente aos acontecimentos sociais.

Durante todo o dia seguem também as oficinas e as apresentações de trabalhos científicos – o evento inscreveu 2.400. Nos Módulos Temáticos os assuntos abrangem fitoterapia, ensino do uso de toxina botulínica no curso de Odontologia, esporte inclusivo, enfermagem inclusiva, biologia molecular, fertilidade do solo e biotecnologia, entre outros temas.

Hoje conferencistas da Bélgica, Uruguai, Embrapa e da França participaram de mesas-redondas que discutiram ferramentas biotecnológicas na agricultura e biodiversidade, com foco para a erva-mate.

Os eventos também marcam a participação da Universidade Paranaense na mobilização nacional ‘Dia C da Ciência’.

Logo mais, às 19h30, começa a abertura oficial, com a palestra ‘Tecnologias exponenciais que estão mudando radicalmente o mundo’, com o professor doutor Paulo Henrique Tomazinho. Uma apresentação de balé da escola Ballerina, de Umuarama, ilustrará o evento.

Evento em números

2.400 inscritos/1.684 selecionados para apresentação, dos quase dois mil inscritos – 77 palestrantes – 12 oficinas – 16 módulos temáticos – 4 mesas-redondas - 36 palestras – 86 acadêmicos e 20 professores na comissão científica.

Redes sociais>