UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Curso de Direito traz criminalista do Rio de Janeiro para palestra

Publicado em: 26/10/2017 às 17:00

Doutor Thiago Minagé relaciona aplicação da Lei, exercício do poder e garantia de direitos do preso

Do Rio de Janeiro para Cascavel, doutor Thiago Minagé
Do Rio de Janeiro para Cascavel, doutor Thiago Minagé
Do Rio de Janeiro para Cascavel, doutor Thiago Minagé
Turmas de Direito prestigiam evento

Profissional de renome no país na área criminalística, o advogado, doutor Thiago Minagé, veio do Estado do Rio de Janeiro para ministrar palestra ao curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel.

Professor, autor de vários livros e colunista em sites específicos do Direito, Minagé promoveu reflexão crítica, principalmente a respeito do Processo Penal. Em sua fala, o doutor apresentou estudo que traz uma contraposição entre o exercício do poder e o direito das pessoas envolvidas.

O foco, ainda, foi argumentar quanto à garantia dos direitos fundamentais trazidos pela Constituição Federal de 1988, também para o preso: “A intenção é não anular o ato de prender, contudo, não violentar o direito do cidadão. Muitas vezes, a sociedade legitima ao aplaudir a prisão”.

Segundo enaltece, o tema é de extrema relevância à classe, tendo em vista que muitos serão detentores do exercício do poder, assim, torna-se essencial o aprendizado nesse sentido. Entretanto, argumenta que a melhor ‘arma’ de enfrentamento do advogado é o conhecimento e, em relação à construção do conhecimento, fez referência ao filósofo Foucault, baseado em Nietzsche – o conhecimento não é descoberto, e sim criado”.

O evento foi bastante produtivo e enriquecedor. O coordenador do curso de Direito, professor Sérgio Tinoco, afirma que a proposta do curso é inserir os estudantes em temáticas atuais, visando o pensamento crítico técnico e científico quanto à área do Direito Judiciário Penal, tendo como foco o reconhecimento do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, discussão considerada importante para os operadores do Direito.

Redes sociais>