Você está aqui: Notícias > Projeto da prefeitura e Unipar estuda produção de fitoterápicos em escala comercial
Projeto da prefeitura e Unipar estuda produção de fitoterápicos em escala comercial
Publicado em: 26/10/2017 às 16:39
Professores dos cursos de Farmácia e do mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica representam a Universidade Paranaense nesta grande empreitada do município
Representantes das secretarias municipais de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, além de produtores rurais, o professor universitário Emerson Botelho Lourenço e a enfermeira Rosana da Matta se reuniram com o prefeito Celso Pozzobom, na terça, 24, para discutir os próximos passos do projeto que prevê a inserção de plantas medicinais na atenção básica em saúde, em conformidade com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Alguns agricultores já estão produzindo fitoterápicos e comercializando para fora do município. A reunião desta terça também serviu para discutir os ajustes necessários no projeto para que os produtores possam vender a produção à Secretaria de Saúde, para que sejam dispensados nas unidades básicas de saúde para complementar tratamentos médicos.
O professor e a enfermeira apresentaram as variedades que podem ser cultivadas no município, sem a utilização de adubos químicos ou defensivos agrícolas, em propriedades localizadas na Área de Preservação Ambiental do rio Piava. “Estudamos e testamos várias plantas, até chegar às mais propícias às nossas condições de solo e clima”, explicou. “Todas elas já contam com comprovação científica sobre os seus efeitos benéficos para a saúde”, disse Emerson Lourenço.
As plantas sugeridas, e as respectivas indicações, são o chapéu de couro (hipocolesterolêmico), a cavalinha (diurético), capuchinha (anti-hipertensivo), espinheira santa (antiulceroso), guaco (expectorante), carqueja (digestivo), calêndula (cicatrizante), capim limão, passiflora e melissa (calmantes) e as condimentares alecrim, orégano, manjericão e hortelã. Quando a produção estiver dentro das exigências legais e com quantidade suficiente para abastecer todas as UBS, a Prefeitura comprá-la dos produtores por meio de licitação, com recursos do Fundo Municipal de Saúde.
O prefeito Celso Pozzobom informou que o município tem interesse em apoiar os agricultores com a construção de um laboratório, onde os produtos serão recebidos, processados, embalados e armazenados até a distribuição. “Porém, precisamos definir um terreno próximo das unidades produtoras que deverá ser doado ao município. Buscaremos as parcerias necessárias e vamos apoiar esse projeto com a estrutura física, além do apoio que já vem sendo dado pelas secretarias de Saúde e Agricultura e Meio Ambiente”, acrescentou.
A reunião teve ainda a participação da secretária da Saúde, Cecília Cividini, da chefe da Atenção Básica em Saúde, Andressa Paola Martins, do farmacêutico Jader Caldas Ferraz, chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica do município, do diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan, e equipe da secretaria.
Recentemente, a Secretaria de Saúde reuniu enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para um treinamento sobre o projeto Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica em Saúde, quando os profissionais foram capacitados para a utilização dos medicamentos naturais no tratamento de diversos problemas de saúde.
Texto e fotos: AI Prefeitura de Umuarama