UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Direito: Vara Criminal aplica nova técnica na solução de casos de violência doméstica

Publicado em: 25/10/2017 às 17:00

Definida como abordagem terapêutica, a Constelação Sistêmica e Familiar visa à conscientização do indivíduo sobre os motivos inconscientes que possam estar influenciando seu destino; projeto é realizado em parceria com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos) da Unipar

Facilitadoras Dezângela Colpani e Kátia Klipel com o coordenador do curso de Direito da Unipar, professor Alexandre Magno

Quase todos os processos judi­ciais envolvendo direito de família e direito penal, em especial, de violência doméstica, trazem como causa do conflito questões inconscientes e emocio­nais, desconhecidas pelo Juiz, as quais não podem ser resolvidas somente com uma sentença baseada em dispositivos legais e pura­mente técnicos.

Diante disso, o Judiciário per­cebeu a necessidade de utilização de nova técnica, as Constela­ções Sistêmicas e Familia­res, visando à conscientização e orientação, para que os juízes possam buscar a me­lhor solução dos conflitos.

Como explica a terapeuta Dezângela Colpani, essa técnica é definida como uma abordagem terapêutica, visando à conscientização do indivíduo sobre os moti­vos inconscientes que possam estar influenciando seu destino. “Ela traz uma nova per­cepção sobre os conflitos, buscando a fundo os reais motivos das desaven­ças familiares e a melhor alternativa para solução e envolvendo diretamente os litigantes de um processo”.

Na comarca de Francisco Beltrão, a Vara Criminal vem aplicando as Cons­telações Familiares nos procedimentos envolvendo violência doméstica, por meio de palestras de cons­cientização e oficinas, realizadas em parceria com o curso de Di­reito da Universidade Paranaense – Unipar.  

Atuam no projeto duas profissionais habilitadas, com formação em Conste­lação Sistêmica e Familiar. Além da terapeuta e facilita­dora Dezângela, está a facilitadora Kátia Klipel, servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Pa­raná. Neste mês, começaram as oficinas de constelações familiares nos processos envolvendo disputa de di­vórcio, guarda, alimentos, entre outros, através da Vara de Família e Cejusc (Centro Judiciário de Solu­ção de Conflitos) da Unipar.

Para o professor Ale­xandre Magno Augusto Moreira, coordenador do curso de Direito da Uni­par, “parcerias como estas, demonstram a real preocu­pação institucional com a sociedade e o incentivo do curso com projetos em prol da comunidade. Portanto, é preciso que a população saiba da existência de tais projetos e o real benefício deles”, destaca.

Redes sociais>