UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Dia C da Ciência: Unipar participa com congresso e encontro de iniciação científica

Publicado em: 19/10/2017 às 15:45

Previsão é reunir no evento mais de dois mil participantes, em Umuarama

O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas

Movimento nacional marcado para o dia 25 de outubro realizará atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais de universidades, centros e institutos de ensino, ciência e tecnologia de todo o país. Uma intensa programação marcará o Dia C da Ciência – uma mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país.

As atividades serão desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. A data escolhida está dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontece de 23 a 29 de outubro (semana que vem).

A Universidade Paranaense participa com o 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o 16º Encontro de Iniciação Científica, programados para os dias 26 e 27 da semana que vem. Seguindo o eixo temático ‘Diversidade, sustentabilidade e inovação’, haverá comunicações orais, sessões de painéis, palestras, oficinas práticas e teóricas e mesas-redondas, com a participação de pesquisadores de grandes universidades do Brasil e exterior. Estão inscritos mais de 2.400 trabalhos.

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, professora Evellyn Wietzikoski, diz que participar do Dia C da Ciência é mais que um prazer, é um dever: “Essa comemoração é importante, pois aproxima a ciência da sociedade; as pessoas precisam conhecer o que faz uma universidade no campo da pesquisa e o que essa pesquisa gera de benefícios socioeconômico e cultural”.

Mobilização nacional

A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A iniciativa foi imediatamente incorporada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). O Dia C da Ciência representa o dia em que o Brasil vai saber como as instituições de ensino e suas pesquisas estão mudando para melhor a vida das pessoas e do país.

Redes sociais>