Você está aqui: Notícias > Professores e acadêmico de Direito apresentam trabalhos no maior congresso brasileiro de bioética
Professores e acadêmico de Direito apresentam trabalhos no maior congresso brasileiro de bioética
Publicado em: 19/10/2017 às 15:35
Na capital de Pernambuco, o 12º Congresso Brasileiro de Bioética reuniu acadêmicos e profissionais de todo o país
Recife foi palco de um dos maiores eventos do país, o 12º Congresso Brasileiro de Bioética, promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética (de 26 a 29/09). A Universidade Paranaense – Unipar foi representada pelos professores Luís Irajá Nogueira e Luiz Roberto Prandi e pelo acadêmico Pedro Henrique Marangoni.
O Congresso teve como objetivo principal promover reflexões sobre o tema ‘Liberdades e responsabilidades no campo da bioética’. Durante o evento aconteceram debates envolvendo assuntos filosóficos, formação e vivência profissional.
O professor Irajá apresentou o estudo científico ‘O direito adquirido da transexual não operada a ser sujeito passivo do crime de feminicídio’. “Participar desse Congresso é sinônimo de renovação, pois durante o evento diversos profissionais da área puderam conversar e repensar o modo de vida da nossa civilização”, afirma, informando que o aspecto ético do comportamento humano tomou conta dos debates em todas as conferências e mesas-redondas.
Orientado pelo professor Prandi, Pedro Henrique apresentou três trabalhos: ‘O cuidado espiritual no ambiente hospitalar e os limites do Estado laico’, ‘O princípio de fraternidade como modelo jurídico e o político: os direitos sociais do morador de rua’ e ‘Direito à saúde: aspectos bioéticos e jurídicos na saúde global’. Ele diz que o evento foi de suma importância. “Tivemos contato com diversos acadêmicos e profissionais da área, o que me leva a pensar que futuramente isso possa acarretar em oportunidades de emprego e troca de informações”.
De acordo com o professor Prandi, a participação do seu orientando mostrou para os demais profissionais e acadêmicos o quão elevado é o nível dos trabalhos desenvolvidos na Unipar; para o Pedro Henrique também foi uma chance de trazer mais conhecimentos para sua formação. “A vida universitária vai muito além das salas de aula e de sessões individuais de estudo”, observa.
Os professores e o acadêmico agradecem a Unipar e ao coordenador do curso de Direito, professor Valdecir Pagani, pois essa oportunidade que lhes foi dada abre as portas para que mais profissionais e acadêmicos se interessem pelos diversos projetos oferecidos na Universidade Paranaense.