UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Curso de Pedagogia cria grupo de estudos e pesquisa em Educação

Publicado em: 18/10/2017 às 17:30

Projeto se propõe a despertar nos acadêmicos o interesse pela pesquisa científica; ano que vem graduação completa 20 anos

Grupo de estudos reúne acadêmicos e professores para discutir temas científicos da Educação

Com o objetivo de estimular a formação de professores pesquisadores, instigando seus acadêmicos a ingressar em programas de mestrado e doutorado, o curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, colocou em prática a criação de um grupo de estudos e pesquisas em Educação.

As atividades foram realizadas no decorrer deste ano letivo. “Com essa iniciativa, nossa proposta é continuar formando, cada vez mais, profissionais com interesse também para a área científica, possibilitando aos acadêmicos uma formação ampla”, afirma o coordenador do curso, professor José Ricardo Skolmovski, que atualmente é mestrando do programa de pós-graduação em Educação da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Segundo ele, o eixo central do grupo foi investigar a importância da consciência filosófica para uma atuação do professor mais autônoma e crítica. “A partir do momento em que o professor tem esta visão problematizadora e questionadora sobre o que está formando e o que pretende formar, suas propostas, seus conteúdos, seus objetivos serão diferentes, pois serão intencionalmente planejados para atingir objetivos educacionais”, ressalta.

Sua colega, professora Rosiley Berton, colaboradora no projeto, diz que “ao incentivar a pesquisa, pretendemos não só desenvolver as habilidades de um pesquisador, mas também promover atitudes de profissionais que estejam interessados em resolver, de maneira científica, os diferentes problemas na esfera educacional”.

Em 2018, o curso de Pedagogia da Unipar completa 20 anos de atividades. “Nessas duas décadas, nosso curso vem se destacando pela excelência na formação de professores. Isso é resultado de um trabalho árduo, pois, além de formar para o trabalho didático-pedagógico, também ensinamos nosso aluno a pensar a educação de maneira consciente e autônoma”, orgulha-se o coordenador.

Redes sociais>