UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pedagogia apresenta trabalhos no Congresso Nacional de Linguagens em Interação

Publicado em: 18/10/2017 às 16:45

Com participação de professores pesquisadores renomados, evento nacional discutiu diferentes vertentes da literatura e linguística

Acadêmicos Itamar Pereira Junior e Leticia Meireles com a professora Tatiane Machado (ao centro)
Estudantes da Unipar apresentaram estudo desenvolvido durante o Pibim

O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, marcou presença no 5º Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação), realizado na UEM (Universidade Estadual de Maringá). A Instituição foi representada pela professora Tatiane Machado e os acadêmicos Itamar Pereira Junior e Leticia Meireles (de 25 a 27/9).

O evento abrangeu diversas áreas da Linguística e Literatura. No Simpósio que discutiu as práticas de escrita da educação infantil à universitária, os dois acadêmicos apresentaram o trabalho ‘Grafias não convencionais em enunciados infantis e o conflito com a variação linguística’. O estudo, orientado pela professora Tatiane, foi desenvolvido durante o Pibim (Programa de Incentivo à Monitoria), em que os alunos foram monitores da disciplina de Língua Portuguesa.

Já a professora Tatiane apresentou, ao lado da colega de doutorado, Mônica Cristina Metz, o trabalho ‘Práticas de letramento, TIC e autonomia em contexto universitário’, no qual discutem o uso da tecnologia na educação e o desenvolvimento da autonomia.

Para a professora, é importante a participação do curso da Unipar em eventos como esse. “Principalmente quando se trata se eventos nacionais, pois permite a nós professores contribuirmos com a formação profissional dos nossos alunos, auxiliando na sua autonomia e indicando caminhos extramuros”, acredita.

O Conali contou com palestras de importantes pesquisadores da área, como Kanavillil Rajagopalan (Unicamp), Regina Zilberman (UFRGS), Adair Bonini (UFSC), Carlos Alberto Faraco (UFPR) e o vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2014, Oscar Nakasato (UTFPR).

Redes sociais>