Você está aqui: Notícias > Ambientação e design: ‘A Arquitetura e o Meio’ é temática da 4ª Expocenário
Ambientação e design: ‘A Arquitetura e o Meio’ é temática da 4ª Expocenário
Publicado em: 17/10/2017 às 16:25
Ambientes projetados pela turma do 4º ano esbanjam conceito, arte e criatividade; exposição fica até 4 de novembro
Upcycling é o processo de transformar elementos sem valor em novos objetos criativos de design. Essa técnica foi utilizada na 4ª Expocenário do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. Palete, iluminação, bamboo, tecidos, latas, grafite são alguns dos materiais que compõem e embelezam os ambientes.
Nesta edição, seis espaços diferenciados encontram-se espalhados pelos corredores da Universidade e podem ser apreciados até o dia 4 de novembro. A turma do 4º ano se empenhou para criar cada cantinho, tendo como organizador e orientador o professor Emerson Santos, que leciona a disciplina de Objeto e Ambiente.
Conforme explica o docente, trata-se de uma atividade prática acadêmica de ambientação e design, que une conceito, arte e criatividade. A temática é A Arquitetura e o Meio, com cenários que demonstram como o meio pode perfazer uma paisagem arquitetônica. Nas outras edições, as exposições foram inspiradas nos temas Brasilidade, Tarsila do Amaral e Tributo a Vinícius de Morais.
“A cada ano, as expectativas da comunidade externa e dos alunos tem aumentado, graças a um trabalho ao longo dos anos, mostrando que o processo de interiores merece dedicação, detalhamento, carinho, primor. É gratificante quando vemos cenários sendo montados em cinco semanas, depurando proposta, conceito, teorias em uma grande prática, em um espaço modificado e gostoso. Estou feliz pelo resultado e feedback dos visitantes”, destaca o professor.
O estudante Matheus Fadanelli conta que por ter recebido um espaço aberto, de convivência, o grupo optou pelo paisagismo e teve como inspiração os trabalhos do arquiteto e paisagista Alex Hanazaki. O aluno elogia a integração do grupo, inclusive nos fins de semana, e compartilha como foi realizar todo o processo, da elaboração do projeto ao orçamento de materiais e execução: “A composição do cenário segue a ideia naturalista. A criação do canteiro traz a natureza para dentro do espaço construído, tira a ideia de espaço fechado. Aqui, alguns objetos foram incorporados a essa atmosfera natural, como a cadeira de cordas, que é uma releitura das cadeiras de varanda paranaense”.
Fadanelli complementa que foi utilizado também material de descarte, tornando o ambiente interessante para o público e mais barato. “É significativo, porque conseguimos ver na prática o que imaginávamos, ver uma pilha de lixo sendo transformada em um ambiente agradável, tomando forma. Tudo isso, a partir da nossa apropriação da pesquisa e do aprendizado adquirido sobre projetos, além de ter um valor maior por ter nosso esforço e suor na construção”, frisa.