UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Semana Nacional da Vida: Unipar sedia Seminário de Bioética

Publicado em: 13/10/2017 às 16:00

Maioria na plateia eram estudantes da Unipar, Unioeste e UTFPR

Palestras tiveram objetivo de debater temas atuais relacionados a valores humanos
Palestras tiveram objetivo de debater temas atuais relacionados a valores humanos
Palestras tiveram objetivo de debater temas atuais relacionados a valores humanos
Na plateia acadêmicos de diversos cursos da Unipar, Unioeste e UTFPR, professores e convidados da comunidade
Na plateia acadêmicos de diversos cursos da Unipar, Unioeste e UTFPR, professores e convidados da comunidade

A Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, foi parceira do Ministério Universidades Renovadas (MUR) do Estado do Paraná, nos eventos que marcaram a Semana Nacional da Vida e a Semana Missionária (em 06/10). O ponto alto foi o 1º Seminário de Bioética.

Organizado pelo GOU – Grupo de Oração Universitário Renascer em Cristo, o Seminário teve o objetivo de debater dois importantes assuntos que se cruzam: o conhecimento biológico e os valores humanos. Na plateia estavam acadêmicos de diversos cursos da Unipar, da Unioeste e do UTFPR, professores e outros convidados da comunidade.

As palestras foram conduzidas por Valdecir de Moura Mattos, coordenador diocesano da Renovação Carismática Católica da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Também palestraram Diego Garcia, deputado federal; padre Evandro Arlindo Melo, doutorando com pesquisa em bioética; Carlos Frederico de Almeida Rodrigues, neurocirurgião e professor de Bioética do curso de Medicina da Unioeste de Francisco Beltrão; e Talita Longhi de Souza, psicóloga, especialista em psicologia Fenomenológico Existencial e professora no Centro de Educação Profissional de Terra Roxa.

A Semana Missionária foi encerrada com uma missa presidida pelo padre Lucas, nas dependências da Unipar.

Temas abordados no seminário

‘A bioética’, exposto pelo médico Carlos Frederico, abordando sobre o pensamento de Emmanuel Lévinas, filósofo francês que contribuiu para a antropologia ao evidenciar as questões da alteridade, dizendo que o ser humano não pode fugir das relações éticas com o outro.

‘O mal que o aborto causa na vida da mulher’ foi explanado pela psicóloga Talita Longhi, que mostrou, usando dados estatísticos, como fica a vida mental das mulheres e até mesmo dos profissionais que realizam os procedimentos abortivos.

‘A luta contra o aborto no cenário brasileiro’, exposto pelo deputado federal Diego Garcia, que relatou o árduo trabalho contra a legalização do aborto.

‘A importância da teologia na construção do conhecimento’, com o padre Evandro Melo, bioeticista que, de forma simples e coerente, revelou questões profundas sobre o tema.

Redes sociais>