UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Sistemas de Informação: Acadêmica apresenta artigo em Simpósio Internacional da USP

Publicado em: 06/10/2017 às 16:00

Trabalho foi o único do Paraná a ser aceito; de quatrocentos, apenas oitenta e um foram selecionados para apresentação

Aline Bonfim apresentou pesquisa sobre Engenharia de Requisitos

A pesquisa científica está cada vez mais presente no dia a dia dos estudantes do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavaí. E o resultado é trabalhos com contribuições significativas para a comunidade acadêmica e a sociedade. Prova disso, é o número de ex-alunos aprovados em programas de mestrado e doutorado.

Pelo terceiro ano consecutivo, o curso marcou presença no 25º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo), que aconteceu no ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP), em São Carlos/SP (em 20/9).

Foram submetidos aproximadamente 400 trabalhos e apenas 81 foram aceitos. Destes, 61 são de alunos da USP e 20 de outras instituições de ensino superior. O único trabalho aceito do Paraná foi o da acadêmica Aline Bonfim, da Unipar.

Intitulado ‘A Importância da Engenharia de Requisitos como Ferramenta no Desenvolvimento do Produto de Software’ e desenvolvido sob orientação do professor Jaime Dias, o projeto aborda os conceitos da engenharia de requisitos no desenvolvimento dos produtos computacionais, com ênfase na aplicação e ferramentas de requisitos não funcionais.

A acadêmica explica que para a comprovação foram aplicados questionários nas empresas de software que empregam engenharia de requisitos. “Desta forma coletamos os dados necessários para a comprovação da teoria aplicada no desenvolvimento”.

Durante o simpósio na USP, a estudante aproveitou também para ampliar sua rede de contatos e rever o colega e egresso do curso, Tiago Volpato. “A iniciação científica é um trabalho visto com bons olhos pelos pesquisadores da USP. E foi por meio da pesquisa, durante minha graduação na Unipar, que obtive resultados que me ajudaram na minha carreira acadêmica”, ressalta Tiago, que atualmente cursa mestrado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.

O ex-aluno agora desenvolve pesquisa em Engenharia de Software, com foco na evolução e manutenção de arquiteturas de software, as quais são aplicadas em domínios como automotivos, aviação, robótica e na área da saúde.

A professora Claudete Werner, coordenadora do curso da Unipar e co-orientadora do trabalho da estudante Aline, reforça a importância de se estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas. “Nossa graduação incentiva trabalhos que impulsionam os acadêmicos para a pós-graduação. O ex-aluno Tiago Volpato é um grande exemplo disso. Cursando o mestrado na USP, ele pode continuar desenvolvendo os projetos que começou na Unipar”, ressalta.

Redes sociais