UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Orientação profissional: Projeto de Psicologia auxilia alunos na escolha da carreira

Publicado em: 06/10/2017 às 17:00

Mais de 30 alunos do terceiro ano de escolas estaduais participaram da primeira edição do ‘Escolha Certa’; segunda turma será no próximo ano

Projeto também dá capacidade psicológica para alunos tomarem decisões no dia a dia
Projeto também dá capacidade psicológica para alunos tomarem decisões no dia a dia
Projeto envolve acadêmicos do primeiro, segundo e ter¬ceiro anos do curso de Psicologia
Projeto envolve acadêmicos do primeiro, segundo e ter¬ceiro anos do curso de Psicologia

O proje­to de orientação profissional Escolha Certa, desenvol­vido pelo curso de Psicolo­gia da Universidade Para­naense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, está auxiliando adolescentes na escolha da profissão. A primeira edição chegou ao fim e teve como principal objetivo propor­cionar ao adolescente autoconhecimento, condições para definir a carreira pro­fissional e capacidade psicológica para enfrentar toda e qualquer to­mada de decisão que venha a surgir no decorrer da vi­da.

Foram oito en­contros semanais, com duração de uma hora e meia e parti­cipação de 32 alunos do 3º ano do ensino médio de es­colas públicas de Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença e Eneas Marques. O trabalho foi realizado por 12 acadêmicos do primeiro, segundo e ter­ceiro anos, supervisionados pela professo­ra Thaís Cristina Nazar.

Segundo ela, os adolescentes encaram adversidades existenciais, como a mudança corporal, psicológica e social que ocorre nessa fase da vida. “Isso muitas vezes produz instabilidades excessivas. E com base em estudos já realizados, a orientação profissional se apresenta como contribuição ao indivíduo no processo do autoconhecimento, necessário para que ele reconheça seus valores, interesses, expectativas, medos e motivações, além das suas habilidades e potencialidades”, afirma a professora.

Um dos adolescentes atendidos, uma jovem de 16 anos, relata que o projeto a ajudou muito. “Tive a oportunida­de de melhorar o conhecimento sobre mim, de me manter mais informada sobre as profissões e, com isso, poder me tor­nar uma ótima profissional na área que escolher”, conta. “Ao longo dos encontros fui tendo mais convicção da minha escolha profissional. O grupo aju­dou também a me conhecer e acabei descobrindo coisas que nem eu sabia sobre mim mesma”, completa outra aluna, de 17 anos.

A próxima edição do projeto vai acontecer no próximo ano. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (46) 3520-2800 – ramais 1298 e 1249 ou pelo e-mail escolhacertaunipar@gmail.com.

Redes sociais