Você está aqui: Notícias > Tecnologia da Informação: Análise de Sistemas promove cursos de aperfeiçoamento
Tecnologia da Informação: Análise de Sistemas promove cursos de aperfeiçoamento
Publicado em: 05/10/2017 às 16:00
Capacitações contemplaram acadêmicos, ex-alunos e profissionais da área; programação de banco de dados Oracle, Metodologias Ágeis e Games para Celular foram alguns dos temas
Na busca por enriquecer o currículo de estudantes, ex-alunos e profissionais da TI (Tecnologia da Informação), o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, promoveu quatro cursos de aperfeiçoamento. As capacitações foram realizadas nos meses de julho, agosto e setembro (aos sábados), nos laboratórios de informática.
O curso de PL/SQL, ministrado pelo egresso e hoje professor da graduação, Renato Mussinato, foi sobre programação de banco de dados Oracle, abordando conteúdos já utilizados nas empresas. Já o que pontuou sobre Princípios de Metodologias Ágeis, ministrado pelo egresso Alan Zanatta, utilizou o Scrum como metodologia, com os participantes conhecendo e aprendendo as técnicas por meio de dinâmica de aplicação.
Na capacitação envolvendo Desenvolvimento de Games para Celular, ministrada pelo professor Claudemir Maciel, os estudantes da Unipar tiveram o primeiro contato com o mundo de desenvolvimento de jogos, através da plataforma Unity. Outro tema que atraiu a atenção das turmas foi Versionamento de Projetos, ministrado pelo egresso Guilherme Rodrigues, que ensinou, na prática, o controle de versões de projetos de sistemas, utilizando ferramentas gratuitas para o desenvolvimento.
Na opinião do acadêmico do 2º ano, Wagner Martins, os cursos vêm a somar no aprendizado. “Tive a oportunidade fazer dois cursos, o que não seria possível somente na jornada acadêmica”. “Aqui pude repassar conhecimento e ver a importância da prática em laboratório de conteúdos da área tecnológica”, completa o ex-aluno Alan Zanatta.
Para a coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professora Sueli Borba, o objetivo é dinamizar o conhecimento do aluno. “A implementação desses cursos de tecnologia contribui para uma formação sólida do nosso aluno, permitindo a aquisição de conhecimentos além da matriz curricular, o que abre novos horizontes para o seu futuro profissional”.
Novos cursos já estão programados, entre eles os de Arduino, Chatbot e React Native.