Administração: Acadêmica apresenta artigo em universidade da Alemanha
Publicado em: 05/10/2017 às 16:00
Isabela Romanha de Alcântara falou sobre Análise da competitividade do cluster: um caso brasileiro
A Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, marcou presença na Conferência Internacional de Avanços em Sistemas de Gerenciamento de Produção, promovida na Hamburg University, em Hamburgo/Alemanha. A Instituição foi representada pela acadêmica do 4° ano do curso de Administração, Isabela Romanha de Alcântara (entre 3 e 7/9).
Durante o evento, que reuniu pesquisadores de diferentes países, a aluna foi convidada para apresentar o artigo ‘Análise da competitividade do cluster: um caso brasileiro’, resultado de projeto de pesquisa desenvolvida sob orientação dos professores Elizangela Maria Menegassi, Ana Paula de Lima da Silva, ambas da Unipar, e José Benedito Sacomano, da UNIP (Universidade Paulista).
Além da apresentação do projeto, a acadêmica também teve a oportunidade de fazer visita técnica em algumas indústrias da cidade, como a Airbus Operations e a Arcelor Mittal. “Nessa viagem cresci muito como estudante e pude visualizar o quanto a cultura alemã é riquíssima; valeu cada minuto e todo o esforço”, conta a futura administradora.
“A Isabela é uma acadêmica diferenciada, com um grande futuro profissional. Tenho certeza que sua dedicação, inteligência e competência a levará longe; ainda iremos ouvir falar muito dela”, orgulha-se o coordenador do curso da Unipar, professor João Codato, ressaltando que essa não é a primeira vez que a aluna apresenta artigo no exterior. “Em 2016, acompanhada da professora Elizangela, ela apresentou um artigo na França”.
A estudante, que é bolsista do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unipar, conta que ficou feliz com a oportunidade de ir a outros países e poder compartilhar o que já aprendeu na iniciação científica.
“Sempre tive o desejo de atuar como pesquisadora. Ainda no ensino médio ganhei uma bolsa de pesquisa na Unipar e desde então não parei mais de trabalhar com os projetos”, diz, afirmando que gosta de pesquisar e escrever. “Quero seguir carreira na área da docência, pois vejo que assim poderei retribuir os bons frutos que venho colhendo”.