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Em São Paulo: Enfermeiros e estudantes participam de simpósios no hospital Albert Einstein
Publicado em: 03/10/2017 às 16:00
Eventos abordaram aspectos importantes da simulação para treinamento de profissionais da saúde; equipe da Unipar também apresentou trabalhos científicos
Os enfermeiros Diego das Neves e Elisandra Sangalli e as acadêmicas Bruna Candil e Rafaela Tomitan, do 3º ano do curso de Enfermagem, representaram a Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, no 1º Simpósio de Einstein de Simulação e 2º Simpósio Internacional de Simulação Clínica da Abrassim (Associação Brasileira de Simulação na Saúde. Os eventos foram realizados no hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, em celebração aos 10 anos do Centro de Simulação Realística Albert Einsten (entre 31/8 e 2/9).
Os simpósios abordaram aspectos importantes da simulação para treinamento de profissionais da saúde, como técnicas de debriefing, simulação multidisciplinar, uso de pacientes padronizados, segurança do paciente e gestão de programas de simulação.
Na ocasião, a responsável técnica Elisandra participou de workshop sobre ‘Prática Deliberada em Ciclo Rápido’, uma metodologia que aplica simulação clínica com utilização de Debriefing. Já o colega Diego aprofundou conhecimentos sobre simulação na graduação e educação continuada para Enfermagem, no qual foram abordados metodologias e montagem de cenários para simulação.
“Com uso da tecnologia, a simulação é um diferencial e tem sido item importante no treinamento dos profissionais da saúde. Tanto é que a maioria das universidades tem agregado a simulação como parte fundamental do currículo do curso”, afirma a enfermeira. Segundo ela, “foi possível observar durante a capacitação que a Unipar está acompanhando as inovações da área, como os padrões de estrutura física e pedagógica”.
A equipe da Unipar também apresentou quatro projetos de pesquisas científicas: O Uso da Simulação no Âmbito da Educação e Formação em Ciências da Saúde: Uma Ferramenta para Segurança do Paciente; A Importância da Simulação como uma Ferramenta para o Ensino Clínico; Simulação Realística como Estratégia de Ensino: Percepção do Aluno Frente ao Aprendizado; e A Importância do Uso da Simulação para o Ensino de Qualidade em Enfermagem Obstétrica.