Você está aqui: Notícias > Jornada de Medicina Veterinária aborda temas multidisciplinares
Jornada de Medicina Veterinária aborda temas multidisciplinares
Publicado em: 28/09/2017 às 16:30
Com professores da Unipar, Unicesumar, Unifil, UEL, UEM, FURB e UFPR, intercâmbio de conhecimentos marcou evento
Com a participação de estudantes, professores e profissionais da área, a Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, promoveu sua 21ª Jovet (Jornada do curso de Medicina Veterinária). Palestras, minicursos, Fórum de Egressos e a concorrida gincana Intervet guiaram os cinco dias do evento (entre 28/8 e 1/9).
Entraram em debate assuntos atuais e relevantes da profissão, focados em áreas de estudos que englobam grandes e pequenos animais. Os temas foram discutidos por professores da Unipar, Unicesumar, Unifil, UEL, UEM, FURB, UFPR e profissionais de empresas.
Nutrição de Bovinos foi o tema ministrado pela médica veterinária Rosiane Turci. Jéssica Meirelles, professora da FURB, falou sobre Cólicas Cabulosas em Equino. Da UFPR vieram os mestrandos Guilherme Meirelles, que proferiu o tema Anestesia em Paciente Especial, e Mara Gravinatti, que abordou sobre Sentinelas Urbanas.
A Jovet continuou com o professor do Unicesumar, Fábio Luiz Cavalieli, que pontuou questões em torno do tema Aplicações Práticas da Biotecnologia da Reprodução em Bovinos. Também despertou a atenção dos participantes a palestra Inseminação Artificial em Cães, com o médico veterinário Carlos Renato Guaitolini. Para falar de Endoscopia em Cães e Gatos foi convidado o médico veterinário e professor Diogo Fernandes Giovanelli.
Da UEM veio o professor Juliano de Conti, que explanou o tema Meu Paciente Sofreu uma Fratura! Qual Implante Escolho? Outro assunto que entrou na programação foi Hipocalcemia em Vacas Leiteiras, com o professor da PUCPR, Tiago André Frigotto; de lá também veio a professora Carla Rodrigues Bahiense, com a palestra Estresse e Condicionamento Selvagem. Da Unipar foi convidada a professora do mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, Francislaine Brito, que explorou sobre Fitoterapia na Medicina Veterinária: Da inovação aos resultados promissores.
Outros assuntos que despertaram interesse dos participantes foram: Bem-estar na Bovinocultura de Leite, com a professora da Unifil, Cristiane Caroline Abade; Probióticos: Aplicações, Benefícios e Desafios, com a professora da UEL, Sandra Garcia; Acupuntura na Medicina Veterinária, com o professor Thiago de Oliveira Zamprogna; Como Aumentar a Assertividade na Extensão Rural, com o professor Daniel Couto de Crito; Afecções Cirúrgicas de Córnea, com a professora da UEM, Natalie Merlini; Clínica Médica de Felinos, com a especialista em Clínica de Felinos, Thays Mizuki Lucas; e Manejo de Feridas em Equinos, com o professor da UEM, Max Ribeiro.
No Fórum de Egressos, os ex-alunos Dayane do Prado, Juliana Amarante, Rafael Domingues e Rosiane Turci foram convidados para compartilhar suas experiências acadêmicas.
“Estudantes e profissionais da Medicina Veterinária têm procurado entender melhor as áreas de atuação, bem como se inteirar das recentes descobertas sobre a profissão. E a nossa Jornada vem ao encontro desses anseios, expandindo o conhecimento e a atualização de temas relevantes e atuais”, afirma o coordenador do curso, professor Luiz Sérgio Merlini, ressaltando que a Jovet foi um sucesso. “Mais uma vez superamos as expectativas! Esse contato direto do nosso aluno com profissionais renomados abre novos caminhos, novas perspectivas para a área científica e o mercado de trabalho”.
Diversão e integração
Em clima de alegria, companheirismo e responsabilidade social, durante a jornada aconteceu também a Intervet (Gincana Unterna de Medicina Veterinária). Divididos em equipes, os estudantes disputaram as provas filantrópica (arrecadação de donativos e doação de sangue), cultural (apresentação de paródias) e esportivas (banho de leite, comida, mudança de sexo, prova da lama, sabão, tamanco, pneu, torta na cara, entre outras).
A equipe Palotino, do 4º ano, foi a vencedora e recebeu troféu. Na prova filantrópica, os alunos arrecadaram 990 quilos de alimentos, 1.260 quilos de ração para cães e 3.674 peças de roupas; tudo foi doado a entidades filantrópicas. Outro gesto de solidariedade foi a doação de sangue feita por 22 estudantes ao banco do hemonúcleo.
“Muito mais do que algumas horas de descontração e alegria, a gincana é um dos valiosos instrumentos que o curso dispõe para auxiliar os alunos a desenvolver a autonomia intelectual, a ética, a moral e, principalmente, a sensibilidade solidária”, garante o coordenador do curso.