Você está aqui: Notícias > Odontologia nas escolas: Acadêmicos ensinam crianças sobre importância da higiene bucal
Odontologia nas escolas: Acadêmicos ensinam crianças sobre importância da higiene bucal
Publicado em: 27/09/2017 às 16:00
Projeto foca alunos de 4 a 12 anos; ao todo, neste ano, três mil crianças serão beneficiadas
Socializar o conhecimento obtido em sala de aula por meio de serviços prestados à comunidade é um dos papéis desempenhados pelos cursos da Universidade Paranaense – Unipar, que visa, com esse trabalho extensionista, promover melhoria da qualidade de vida.
O curso de Odontologia da Unidade de Umuarama realiza inúmeros projetos que beneficiam a população e agregam experiências a seus acadêmicos. Um deles é o trabalho desempenhado na disciplina Estágio Multidisciplinar Comunitário, ministrada pela professora Carla Zanfrilli, para o 2º ano.
Por meio de uma parceria com a prefeitura de Umuarama, o trabalho vem sendo realizado há anos. Acadêmicos visitam escolas para ensinar crianças de 4 a 12 anos a escovar corretamente os dentes, ao mesmo tempo em que incentivam os pequenos a tomar outros cuidados necessários para manter a saúde bucal.
Os acadêmicos são divididos em grupos e, uma vez por semana, vão às escolas, acompanhados por um responsável técnico odontólogo, que supervisiona os trabalhos. Ao todo, são nove escolas participantes no município, que acolhem aproximadamente três mil crianças.
Nas visitas, os acadêmicos examinam as crianças e calculam o índice CPO-D. “É uma média obtida através da soma de todos os dentes cariados, perdidos e obturados e em seguida dividido pela quantidade total de indivíduos examinados para a determinação de sua prevalência”, explica a professora. A prevalência pode ser muito baixa, baixa, média, alta ou muito alta. Os resultados são publicados no final do ano.
Para orientar as crianças os acadêmicos da Unipar aplicam métodos com linguagem simples e lúdica; faz parte uma peça teatral exibida com dois recursos que causam sensação à criançada: uma escova e dentes gigantes (cenográficos), confeccionados pela professora Carla.
Nessas aulas práticas, as equipes do curso de Odontologia também utilizam vídeos (desenhos educativos) para complementar o processo de ensino. Ao final, cada criança ganha uma escova de dentes e um porta-escovas, criado e confeccionado pelos alunos.
Segundo a professora, esse envolvimento com a comunidade ajuda a desmitificar a ideia de que o cirurgião-dentista trabalha somente em consultórios. “É fundamental derrubar esse estigma de que o profissional atua somente sob o aspecto curativo e repassar à criança conceitos de educação em saúde que elas possam levar para casa”, afirma, informando que isso vem acontecendo.
“Acima de tudo, a intenção do nosso trabalho é inserir os estudantes o mais cedo possível na prática profissional, criando um grande estímulo à educação em saúde”, defende Carla.
A acadêmica Amanda Decósimo diz que participa do projeto com muito entusiasmo. “Nele, aprendemos novas formas de nos relacionar com os problemas bucais do mundo atual, com pessoas e principalmente com crianças; trata-se de uma chance que contribui significativamente para que nossa formação seja mais voltada ao humanismo”, afirma.