Você está aqui: Notícias > Ensino semipresencial: Unipar reúne a imprensa e anuncia investimentos em ferramentas tecnológicas
Ensino semipresencial: Unipar reúne a imprensa e anuncia investimentos em ferramentas tecnológicas
Publicado em: 22/09/2017 às 16:30
Instituição está entre as primeiras do Brasil a se reestruturar para modernizar seus métodos de ensino
A Universidade Paranaense promoveu em Umuarama, na sexta-feira, 22, um encontro entre proprietários, jornalistas e outros profissionais de veículos de comunicação das regiões de abrangência da Instituição para o lançamento da modalidade de ensino semipresencial e, também, para celebrar o convênio firmado com a Google for Education.
O diretor nacional da plataforma, Alexandre Campos, veio de São Paulo para participar. Com ele também veio o diretor da Nuvem Mestra, Raul Ishikawa.
Campos elogiou a iniciativa da Unipar, confirmando que a Instituição é uma das primeiras do Brasil a aderir a este processo moderno de ensino-aprendizagem. “Estou feliz por celebrar com vocês esta parceria; este grande passo de inovação que a Unipar está dando é, acima de tudo, uma prova de coragem para enfrentar o novo. Com este exemplo, a Unipar inspira outras universidades a fazer o mesmo”, destacou, lembrando que as metodologias ativas do Google for Education estão sendo difundidas mundo afora.
“A tecnologia pode, sim, ser uma grande aliada do professor”, emendou Campos, que é pós-graduado na área pela Universidade da Califórnia. “Trabalhar para melhorar a educação no Brasil é um dever de todos”, sublinhou, ao falar sobre a necessidade da modernização das metodologias de ensino. Na noite anterior, o especialista ministrou palestras para estudantes e professores sobre as metodologias ativas.
“O que me motiva nesse processo é saber que estamos juntos com o Google for Education, abrindo oportunidades de escolha para nossos alunos”, disse o Reitor Carlos Eduardo Garcia. “Admito que estamos dando um passo ousado nesta nova empreitada, mas é um passo necessário e certeiro para a Universidade Paranaense se manter firme no seu propósito de oferecer sempre ensino de qualidade”, acrescentou.
Os cursos de Odontologia da Unipar já usam, com resultados bastante positivos, as metodologias ativas há mais de um ano. “Divido o mérito de todo o sucesso já alcançado neste processo à equipe capitaneada pelo meu irmão [diretor de Assuntos Comunitários da Unipar] Cássio Garcia. Sei o quanto todos estão comprometidos em avançar muito mais”, afirmou o reitor.
Antes, as diretoras Fernanda Garcia Velasquez, Irinéia Baretta e Giani Colauto e o coordenador do curso de Odontologia da Unidade de Cascavel, Laerte Bremm, fizeram uma explanação sobre toda a logística utilizada pela Unipar junto ao Google for Education. A coordenadora do curso de Odontologia da Unipar/Umuarama, professora Cintia Araújo, participou da palestra via web, do Rio de Janeiro.
As diretoras da Unipar também enfatizaram que ensino inclusivo é a grande aposta da Unipar para o próximo vestibular, que passa a oferecer 41 opções de cursos semipresenciais – entre eles, 11 são da área de engenharia e 13, tecnológicos.
Um momento de homenagem marcou o evento. A professora Daniela Boleta Ceranto foi saudada por ter se destacado entre os docentes de Odontologia que mais usufruíram das ferramentas de metodologia ativa.
Prestigiaram o evento a secretária de Educação de Umuarama, professora Clori Zanferrari, representando o prefeito Celso Pozzobom; a presidente da Câmara dos Vereadores de Umuarama, Maria Ornelas; e a chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Gilmara Zanata.
O encontro foi encerrado com uma visita ao espaço de ensino inclusivo da Unipar, onde várias salas foram remodeladas para o projeto, no Câmpus-Sede.
O evento foi organizado pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, com apoio das outras diretorias da Instituição.