Você está aqui: Notícias > Integração: Aula Vertical reúne acadêmicos de Ciências Contábeis e Direito
Integração: Aula Vertical reúne acadêmicos de Ciências Contábeis e Direito
Publicado em: 22/09/2017 às 15:00
Evento abordou o tema ‘Licitações e contratos administrativos’, discutido por estudantes de Ciências Contábies
Acadêmicos do 2° e 3° anos do curso de Ciências Contábeis se reuniram com as turmas do curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte, para uma Aula Vertical. O assunto abordado foi ‘Licitações e contratos administrativos’ (em 30/8). Também participaram alunos do ensino médio do Colégio Felisberto Nunes Gonçalves, de Indianópolis/PR, que na ocasião estavam na Unipar para participar do projeto de extensão Profissional por Um Dia.
O tema verticalizou as disciplinas de Contabilidade Pública e Orçamentária, ministrada pelo coordenador de Ciências Contábeis, professor Fabiano Higor, e Direito Administrativo, ministrada pelos professores Mariceles Cristina Fecchio, coordenadora de Direito, e Edson Gustavo Faxina.
A apresentação do tema ficou por conta dos acadêmicos de Ciências Contábeis, Rhafael Sepulveda, Daniele Chagas, Juliana dos Santos, Renan Pessoa, Cristina Ruiz, Henrique Passolongo e Gabriel Brumato. O grupo falou sobre os objetivos e finalidade da licitação pública, composição da comissão de licitação e suas responsabilidades (civil e criminal) e princípios da administração pública aplicáveis aos processos licitatórios.
Também trataram das fases de habilitação, julgamento das propostas, homologação e adjudicação, dispensa de licitação, Inexigibilidade de licitação, bem como os contratos administrativos (elementos necessários, cumprimento de obrigações, cláusulas exorbitantes, dentre outros).
“O objetivo dessa atividade é cada vez mais aliar os assuntos comuns aos cursos da instituição, mostrando a potencialidade e a interação entre as graduações”, diz o professor Fabiano, que ficou extremamente satisfeito com o desempenho e o interesse das turmas pela aula apresentada por acadêmicos.
“De forma clara e objetiva, os alunos transpuseram que, independentemente de qualquer obrigatoriedade, cabe tanto ao contador público, quanto aos procuradores das fazendas nacionais, estarem antenados a este tema que é a base constitucional para a realização de qualquer obra pública, aquisição de bens, prestação de serviços, concessão e permissão de serviços públicos”, ressalta.