UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Brasil precisa de 2 milhões de pontes, diz engenheiro do DER na Jornada de Engenharia Civil

Publicado em: 19/09/2017 às 17:10

No Paraná, mais de 400 pedidos de pontes rurais foram encaminhados ao DER somente no último ano

Em palestra, engenheiro Wilson Ahrens, gerente de Obras do DER/PR

O engenheiro Wilson Ahrens, gerente de obras do DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) abriu a série de palestras da Jornada Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, que começou nesta segunda-feira, 18. O tema abordado foi Projetos de Pontes Rurais com Vigas Pré-moldadas. O prefeito Cleber Fontana prestigiou.

Ahrens é o coordenador do projeto de Pontes Rurais do Governo do Estado. Segundo ele, há uma demanda muito grande para construção de pontes, não só no Paraná, mas em todo o País. “Há uma estimativa de que sejam necessárias cerca de dois milhões de pontes pequenas no interior do Brasil. O problema é que o país é muito grande em extensão e faltam recursos públicos”, ressalta, salientando que só no Paraná o DER tem mais de 400 pedidos para construção de pontes rurais.

Em Francisco Beltrão, conforme informação da Prefeitura, existem cerca de 150 pontes de madeira. “Nós calculamos o custo do metro quadrado de uma ponte em R$ 3 mil. Uma ponte de 10mx6m vai ter um custo total de R$ 180 mil”, explica o engenheiro.

Na opinião dele, esse mercado pode ser explorado pelos jovens profissionais que estão se formando na área de construção civil. “Se o pessoal que está se formando hoje estiver com dificuldade para encontrar emprego, uma fábrica de pontes pré-moldadas pode ter muita aceitação do mercado”, pontua.

A Jornada de Engenharia Civil continua nesta terça-feira, 19, com a palestra sobre Fundações de Grande Complexidade em Edifícios Altos, ministrada pelo engenheiro Claiton Mesacasa, de Chapecó/SC. Amanhã, 20, iniciam as oficinas e na quinta e sexta-feira acontece o desafio de engenharia, com exposição de maquetes de pontes construídas pelos estudantes.

O professor Cledison Zatta Valdameiri, coordenador do curso, disse que a preocupação sempre foi trazer profissionais renomados da engenharia civil para a Semana Acadêmica. “Neste ano, a Unipar forma a primeira turma de Engenharia Civil em Francisco Beltrão e estamos motivados e animados para continuar formando profissionais diferenciados para o mercado de trabalho”.

Redes sociais>