Saúde Bucal: Odontologia orienta crianças em escola de Cruzeiro do Oeste
Publicado em: 18/09/2017 às 16:00
Para cerca de 300 alunos, acadêmicos do primeiro ano apresentam peças lúdicas e jogos educativos
O curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realiza inúmeros projetos extensionsitas, que visam beneficiar a comunidade com serviços e orientações. Um deles é o ‘Educação em Saúde Bucal’, desenvolvido pelos acadêmicos do 1º ano, na disciplina de Saúde Coletiva I.
Recentemente a turma visitou a escola Tasso da Silveira, em Cruzeiro do Oeste, onde tiveram a missão de ensinar e conscientizar as crianças sobre a importância dos cuidados bucais (em 30/8).
Os alunos foram divididos em dois grupos: os menores aprenderam com peças de teatro lúdicas e as maiores com jogos educativos. A atividade é coordenada pela professora Ana Carolina Zaze, que há vários anos utiliza essa metodologia, conscientizando alunos de escolas de Umuarama e cidades da região.
Nas peças teatrais são abordados diferentes temas, como importância da higiene bucal, uso do flúor para prevenção da cárie, troca dos dentes decíduos (de leite) pelos permanentes e influência da dieta na saúde bucal.
Os acadêmicos também exercitam a criatividade, pois as apresentações e os jogos são elaborados por eles com supervisão dos professores. “Eles elaboram o roteiro e decidem a forma de apresentá-lo. O uso de músicas que as crianças conhecem também é uma maneira que chama atenção e elas adoram”, conta a professora.
Segundo ela, a atividade também ajuda o acadêmico a desenvolver habilidade de liderança. “É muito importante que o futuro cirurgião-dentista saiba atuar liderando uma equipe de saúde bucal”. E completa: “Além disso, o contato com a comunidade também agrega na formação humanística do futuro profissional”.
Para a acadêmica Mariana Caparroz, foi o primeiro contato com as crianças. “Eu fiquei muito ansiosa, mas no final foi recompensador. Fiquei feliz em ver cada uma aprendendo tudo de forma lúdica e eficaz”, conta, afirmando que para realizar o trabalho com êxito os alunos passam por um treinamento. “Ensaiamos durante quatro meses, tudo com intuito de prestar um trabalho de qualidade e para melhor compreensão das crianças”.
A diretora da escola, professora Jaqueline Pacheco, ressalta que a parceria com a Unipar é muito significativa. “Nossa escola oferece ensino integral. Aqui elas tomam café a almoçam, o que torna esse trabalho de ensino em saúde bucal indispensável”.