UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Reitor recebe visita do professor Fernando da Conceição Barradas

Publicado em: 12/09/2017 às 17:00

Professor decano da Unipar, Barradas foi um dos diretores da antiga Fafiu (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama)

O Reitor Carlos Eduardo Garcia e o professor Barradas: Conversa descontraída para relembrar dos 45 anos de história da Unipar
Barradas, professor decano da Unipar, com o Reitor Carlos Eduardo Garcia
Professor Barradas e o diretor Cássio Garcia, que participou do encontro na Reitoria

Quem esteve recentemente na Reitoria da Universidade Paranaense foi o pesquisador Fernando da Conceição Barradas, professor decano da Unipar e um dos diretores da antiga Fafiu (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama).

Ele, que em agosto completou 74 anos de vida, foi recebido pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia, que o convidou para relembrar os bons tempos do início da Instituição, que hoje figura entre as melhores e maiores do Estado. O diretor de Assuntos Comunitários da Unipar, Cássio Garcia, também participou do encontro.

“Estou na Instituição desde o início das suas atividades, em 1972, e para mim é sempre um prazer poder encontrar a família Garcia. Em clima de descontração e de muito carinho, tivemos uma conversa não protocolar, mas de natureza afetiva e retrospectiva pelos anos vivenciados nesta Instituição”, diz Barradas, que é mestre em Educação pela Universidade de Uberlandia/MG e leciona no curso de História da Unipar, modalidade a distância.

No encontro de amigos, como considera, conversaram vários assuntos. “Foi um convite para um cafezinho, oportunidade em que relembramos a trajetória bonita e bem-sucedida dessa Instituição e também conversamos sobre o curso de Medicina, que está para ser implantado”, conta o professor.

Sobre isto, Barradas acredita que Cássio Garcia, que é médico, deverá ter papel relevante. “Ele me surpreendeu por ideias ambiciosas na área”, afirma, lembrando, todo orgulhoso, que Cássio foi seu aluno no ensino médio (no Colégio Apec). “Ele me disse que frequentemente tirava dez em história, o que é verdade”.

Entre um gole e outro de café, Barradas também ressaltou o trabalho importante dos fundadores da Instituição.Na anterioridade, a Unipar teve como personagens centrais Cândido Garcia e sua esposa, a professora Neiva Pavan Machado Garcia, as quais contaram com a minha ajuda, especialmente como Diretor Geral da Fafiu”, diz, orgulhoso.

E a conversa derivou para outros assuntos de natureza pessoal e lembranças vividas no grupo social de cunho pedagógica, sempre compartilhada pelo ex-diretor e fundadores.

Os irmãos Cássio e Carlos Eduardo Garcia, reconhecem que o encontro com Barradas foi um momento também de muito aprendizado. “O professor Barradas é um homem de inteligência brilhante, dono de uma bagagem de conhecimentos excepcional, tanto é que continua trabalhando, ensinando, quando já poderia, se quisesse, estar aposentado. Isso enaltece sua hombridade”, afirma o diretor Cássio Garcia.

O Reitor concorda e complementa: “O professor Barradas tem nosso respeito e nossa admiração pela sua grande contribuição à edificação da Universidade Paranaense. Isso me motiva a dizer, em bom tom, que educar é passar às gerações que se sucedem aquilo que foi científica e culturalmente desenvolvido com muito estudo, pesquisa e sacrifício pelas gerações antecessoras”.

Redes sociais