Você está aqui: Notícias > Semana de Estudos Pedagógicos: Jornada aborda desafios e reflexões da diversidade
Semana de Estudos Pedagógicos: Jornada aborda desafios e reflexões da diversidade
Publicado em: 09/08/2017 às 17:30
Professores, estudantes e profissionais da área se reuniram para debater qualidade nas ações pedagógicas
Palestras, mesa-redonda, gincana, oficinas, apresentação de trabalhos e atividades recreativas e culturais guiaram a 25ª Semana de Estudos Pedagógicos, promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, em Umuarama. O 14º Encontro de Pedagogos da Região Noroeste Paranaense integrou a programação (entre 21 e 26/8).
Este ano o eixo temático foi Ações Educativas Recreacionais, Éticas e Estéticas. Na abertura, um grupo de estudantes do curso encantou o público com apresentação artística-cultural. Logo após, a professora Ana Gabriela Simões Borges ministrou a palestra Educação – 3.0.
No decorrer da Semana também entraram em discussão diversos temas relevantes da área. Em mesa-redonda foram debatidos ‘Diversidade – Desafios e Reflexões’, com os professores Jorge Antonio Vieira, Claudia Lopes Perpetuo, Rosana Vasconcelos Vito e Rosângela Buosi, todos da Unipar.
Em palestras, foram convidados o professor Jeferson Gabriel Ferreira, que falou sobre Jogos Cooperativos, e a fonoaudióloga Camila Formicoli, que abordou o tema Alfabetização Precoce – Benefícios ou Ríscos. Nos workshops entraram em pauta os temas Animação – arte e criação em filmes pedagógicos, Artesanato e empreendedorismo educativo, Livro sensorial de matemática em braile, Quatro saberes da arte e Texto criativo.
Já nas atividades culturais, os acadêmicos puderam mostrar o talento artístico escondido dentro de cada um. Alunos da escola Tiradentes também participaram apresentando a peça teatral Diversidade. Animação também não faltou na Gincana Cultural e Recreativa, com as turmas se divertindo nas atividades: desfile – reinações dos personagens, quem conta um conto aumenta um ponto, digerindo conhecimento, tesouros e imaginações, cante e dance, noite do pijamão (exibição de filmes), karaokê (soltando a voz) e despertando o saber.
A coordenadora do curso, professora Maria do Carmo Oliveira, afirma que está feliz com os resultados do evento, que alcançou todas as metas: “Foi uma Semana especial, que enriqueceu ainda mais a bagagem de conhecimentos dos nossos estudantes, propiciando a formação de pedagogos conectados com a integração, a troca de experiência e o aprendizado com dinâmicas diferenciadas”.