Você está aqui: Notícias > Jornada de Psicologia: Conferência discute violência contra a mulher
Jornada de Psicologia: Conferência discute violência contra a mulher
Publicado em: 06/09/2017 às 16:00
Tema foi ministrado pelo professor Adriano Beiras, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; minicursos, debates e Mostra Cultural integraram programação
Integração entre as turmas e atualização de conhecimentos, com especialistas de excelente nível, guiaram a 20ª Jornada de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Conferências, debates, minicursos e Mostra Cultural reuniram estudantes, professores e profissionais para discussões envolvendo temas relevantes da área (entre 21 e 25/8).
A coordenadora do curso, professora Danielle Barreto, abriu os trabalhos destacando a importância da jornada na formação acadêmica dos alunos. A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irinéia Baretta, prestigiou.
Em seguida, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Adriano Beiras, ministrou a conferência ‘Atenção grupal para homens autores de violência contra mulheres – desafios teóricos, metodológicos e o contexto brasileiro de intervenção’.
Em conferência também foi debatido o tema ‘Da aplicação à ampliação: Sobre a clínica psicanalítica na atualidade’, com o professor Érico Bruno Campos, da Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru. Outro assunto que atraiu a atenção dos estudantes foi ‘Psicologia jurídica e perícia psicológica’, com o conferencista Roberto Moraes Cruz.
Nos minicursos foram trabalhados os temas Recursos lúdicos para terapia de crianças, com a psicóloga Carla Elias de Moura; Elaboração de documentos em psicologia jurídica: laudos e pareceres, com a psicóloga Deisy Maria Joppert; Redução de danos, intersetorialidade e o cuidado com usuários em liberdade, com a psicóloga Maria Angélica Comis; e Paciente oncológico e a prática hospitalar, com a psicóloga Soyane Marcato.
“Nossos alunos foram participativos em tudo o que propusemos. Durante cinco dias estudamos a diversidade e amplitude de referências teóricas e abordagens metodológicas na atuação do profissional da psicologia”, ressalta a professora Danielle, enfatizando que o resultado foi melhor que o esperado. “Alcançamos nosso objetivo principal, que é o de colocar nosso futuro psicólogo em contato com profissionais conceituados e com assuntos pontuais, que enriquecem ainda mais seu aprendizado acadêmico”.
Arte e Cultura
Um dos momentos mais aguardados na Jornada é a Mostra Cultural, que este ano explorou a temática ‘Diálogos entre Psicologias e Artes’. O evento foi aberto pelo professor da Unipar, Gilberto Alves, que falou sobre Arte e Saúde Mental. Em seguida, os alunos do curso mostraram seus dons artísticos em números de música, teatro, poesia e dança e na exposição de quadros de pinturas e poesias. A Noite foi abrilhantada pelas apresentações do Coro Unipar e do Pitoresco Grupo de Teatro Unipar.