Você está aqui: Notícias > Direito: Reformas Trabalhista, Previdenciária e Política são debatidas em Jornada
Direito: Reformas Trabalhista, Previdenciária e Política são debatidas em Jornada
Publicado em: 04/09/2017 às 15:00
Trabalho do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a investigação criminal também entraram na pauta
A Jornada do curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, foi um sucesso, reunindo profissionais da área, professores e acadêmicos para debater temas relevantes. O Fórum Pedagógico e de Egressos integrou as atividades. A semana foi aberta com apresentação do coral infantil da Marel, que cantou o Hino Nacional.
Na primeira palestra foi objeto de debates a Reforma Previdenciária, com o tema discutido pelo professor Fabio dos Passos, de Chapecó/SC. Em seguida foi a vez do promotor de justiça do Mato Grosso do Sul, Moisés Casarotto, discorrer sobre a Reforma Política, tão debatida no cenário atual do Congresso Nacional.
Outro assunto bastante polêmico e que entrou na pauta de discussões foi a Reforma Trabalhista, tratado pela professora Ildete Regina Vale da Silva. Representando o Ministério Público do Trabalho, a procuradora Aline Riegel Nilson falou a sobre a realidade do órgão em sua atuação em prol do meio ambiente e a segurança no trabalho.
A noite de encerramento da Jornada recebeu três palestrantes. O promotor de Justiça e coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Roberto Tonon Júnior, abordou o trabalho desenvolvido pelo órgão; Henrique Hoffmann, delegado de polícia e professor, palestrou o tema ‘Devida Investigação Criminal’, explanando a realidade da investigação sob a perspectiva de efetividade na seara constitucional; e Rafael Brugnerotto, advogado e mestre em Direito Processual Penal, discorreu sobre os princípios e sua efetividade da aplicação na esfera constitucional em matéria criminal.
No Fórum Pedagógico e de Egressos, o convidado foi o professor Paulo Henrique Tomazinho, que falou sobre interatividade e a inserção de metodologias ativas no curso. Na oportunidade, os alunos conheceram as ferramentas do Google For Education, as quais têm como objetivo facilitar a interatividade entre professor e acadêmico, considerando a realidade e o cenário do ensino jurídico atual.