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Cainfu: Palestras e Gincana motivam acadêmicos na Jornada de Sistemas de Informação
Publicado em: 31/08/2017 às 16:00
Fórum Pedagógico e Fórum de Iniciação Científica também fizeram parte da programação
O curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu uma semana repleta de conhecimento. Foram realizados o 22º Cainfu (Ciclo de Atualização em Informática de Umuarama), Fórum de Iniciação Científica, Fórum Pedagógico e a divertida Gincana Acadêmica (entre 14 e 19/8).
Durante o Cainfu, os estudantes assistiram a palestras e depoimentos motivacionais de ex-alunos e acadêmicos do último ano. Entre os temas pautados, ‘Viajando na Realidade Virtual’, ministrado pelo ex-aluno Anderson Souza, ‘Equipamentos Mikrotik - uma tecnologia interessante’, com o ex-aluno Herison Garcia, ‘Navegando nas Trilhas do Arduíno’, discutido pelo acadêmico Gustavo Antoniassi, e ‘Em busca do Profissional que Deseja Ser!’, com o ex-aluno Weslley Cardoso.
No Fórum de Iniciação Científica, acadêmicos de todas as séries expuseram em forma de banners e apresentações orais as pesquisas científicas desenvolvidas no decorrer do ano letivo.
Já no Fórum Pedagógico, a coordenação abriu debate entre os acadêmicos e professores sobre o projeto político-pedagógico da graduação. Na ocasião, os professores Elyssandro Piffer (coordenador), Carlos Marques, Izabel Mioranza e Leandro Clementino enfatizaram as ações que visam melhorar ainda o curso. “Essa atividade abre espaço para que os acadêmicos contribuam com suas opiniões e sugestões para o enriquecimento constante do projeto pedagógico, favorecendo o processo de ensino/prendizagem”, defende Piffer.
O ponto alto da semana foi a famosa Gincana Acadêmica, em que os alunos, divididos em equipes, aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas divertidas provas teóricas, práticas e culturais. Uma delas foi a lógica de programação, que propôs às equipes criar um sistema. Teve também a de construção do blog de divulgação da gincana, a de fantasias, quiz de respostas sobre TI (Tecnologia da Informação), robótica, jogos de estratégia, de resistência física (em que os alunos tiveram que ficar acordados por mais de 24h), entre outras. Ao final, a equipe cinza foi a vencedora.
“Mais uma vez conseguimos atingir nossos objetivos, propondo atividades voltadas para a integração das turmas e o enriquecimento do aprendizado acadêmico”, ressalta o coordenador.