Você está aqui: Notícias > Empreender: Professores participam do Empretec 2017
Empreender: Professores participam do Empretec 2017
Publicado em: 29/08/2017 às 16:00
Seminário visa despertar características comportamentais empreendedoras e a identificar novas oportunidades de negócios
A Universidade Paranaense – Unipar participou do Empretec 2017, promovido pela Associação Empresarial (Acefb) e Sebrae. De volta a Francisco Beltrão após quatro anos, o evento foi acompanhado pelos professores Idair Marcello, Franciele Antunes, João Alexandre e Sérgio Fernandes (entre 10 e 15/7).
O seminário de 60 horas de capacitação tem como principal objetivo desafiar o participante em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como características comportamentais a busca de oportunidade, iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, estabelecimento de metas, entre outras.
O Empretec é reconhecido em todo o mundo como um dos melhores cursos de capacitação em empreendedorismo. Sua metodologia é voltada para o desenvolvimento de características comportamentais empreendedoras e para a identificação de novas oportunidades de negócios. No Brasil, o curso é realizado exclusivamente pelo Sebrae há 20 anos e já capacitou 180 mil empresários e empreendedores.
O professor Sérgio ressalta que “participar do Empretec foi uma opção nossa e a Unipar nos apoiou prontamente. Eu sempre provocava os alunos a participarem, mas nunca pensei em prestigiar. E a partir do projeto de Educação Empreendedora, concluímos que não basta sabermos a teoria, precisamos vivenciar todas as atividades para poder melhor preparar nosso aluno; desta forma, todos serão beneficiados”.
O colega Marcello disse que “já tinha ouvido falar do Empretec, no entanto, por motivos profissionais nunca pude participar. Graças ao nosso Projeto de Educação Empreendedora e por estarmos em um ambiente universitário, onde a busca pelo conhecimento está em primeiro lugar, surgiu a oportunidade e resolvi participar”.
Segundo ele, o seminário foi excelente, com facilitadores excepcionais. “Posso afirmar que foi o melhor programa de imersão em que participei. Os conhecimentos adquiridos serão repassados aos professores do curso, que por sua vez repassarão aos alunos, haja vista que um dos objetivos do curso é formar empreendedores para serem agentes de mudança na sociedade”, garante.
A professora Franciele compartilha da mesma opinião e acrescenta. “Foi uma experiência única, uma grande oportunidade para melhorar o meu ‘Eu’ e conhecer meus pontos fortes e fracos como empreendedora. É um seminário que traz práticas e reflexões que fazem você buscar o seu melhor e mudar sua empresa, seu trabalho e seus comportamentos”.