Você está aqui: Notícias > Unipar terá Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
Unipar terá Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
Publicado em: 16/08/2017 às 16:30
A ação é voltada para o desenvolvimento da ‘moral tributária’, a partir da orientação, promoção da cidadania fiscal, divulgação de informações sobre serviços prestados e canais de atendimento dos órgão das Receitas
AI/ Prefeitura de Umuarama
A reunião de criação e desenvolvimento do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) nas instituições de ensino superior foi realizada na última quinta-feira, 10, na sede da Delegacia Regional da Receita Estadual, em Umuarama, com apoio das Receitas Federal e Estadual, município de Umuarama e entidades de classe dos contabilistas. O projeto tem origem na Receita Federal, dentro do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), e visa especialmente os cursos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior.
Trata-se de uma ação voltada para o desenvolvimento da “moral tributária”, a partir da orientação, promoção da cidadania fiscal, divulgação de informações sobre serviços prestados e canais de atendimento dos órgão das Receitas. Os NAF atuarão nas Instituições de Ensino Superior como laboratórios de prática fiscal, à semelhança dos consagrados núcleos de prática jurídica das faculdades de Direito.
Atuarão, ainda, na formação do futuro profissional, amparados nos pilares da difusão de conhecimentos e práticas, além do atendimento ao contribuinte de baixa renda, microempresas, MEI e entidades sem fins lucrativos.
As atividades voltadas para situações reais da vida e trabalho vão proporcionar aos estudantes conhecimento complementar indispensável para sua formação acadêmica e, por outro lado, atendimento ao cidadão, auxiliando, orientando e disseminando normas e conceitos da educação fiscal que possibilitam o enriquecimento crítico e moral da sociedade.
Estiveram presentes à reunião a delegada da Receita Estadual de Umuarama, Alessandra Braz e Silva; o assessor da Delegacia, Zaqueu Coelho Barbosa; o inspetor regional de Fiscalização, Osni Vito; a coordenadora regional de Educação Fiscal na Regional Umuarama, Valéria Beithum Galdeano, o delegado adjunto da Receita Federal em Maringá, Milton Vidotti Martinez; o representante do Grupo de Educação Fiscal na Receita Federal de Maringá, Marcos Luchiancenkol; e o chefe da agência da RFB em Umuarama, David de Souza Martins.
Ainda o chefe da Divisão de Fomento da Prefeitura de Umuarama, Paulo Baranuik; a diretora de Arrecadação de Umuarama, Gislaine Vieira; o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unipar, Clóvis Uliana (representado pelo professor Thiago Silva); o presidiante do Sescap/ Umuarama, Hélio Camargo; o delegado do CRC Umuarama, Carlos de Moraes; e o presidente do Sincouma, Satre de Brito.
“Nos oferecemos para propiciar um local que traga os estudantes mais próximos do público-alvo, facilitando o acesso à informação e a formação prática destes alunos. As parcerias com a Receita Federal, a Receita Estadual e a Secretaria da Fazenda da Prefeitura trarão informações orientativas aos empresários com menor acesso a contadores e às informações fiscais. Fortalecer o empresariado local é também aproximá-lo da informação”, resumiu Valéria Galdeano.
“A Prefeitura mantém um projeto de aproximação de informações e serviços aos empresários e o NAF trouxe uma visão que pode agregar pontos positivos ao nosso projeto. Unificaremos as ações num único objetivo de simplificar, desburocratizar e informar para atender melhor aos empresários de Umuarama”, acrescentou Gislaine Vieira.