Você está aqui: Notícias > PEBIC E PIBITI: Programas de iniciação científica selecionam 27 graduandos
PEBIC E PIBITI: Programas de iniciação científica selecionam 27 graduandos
Publicado em: 10/08/2017 às 16:00
Inseridos em um grupo de profissionais que buscam a construção de um novo conhecimento científico, estudantes receberão bolsa de R$ 400,00, durante 12 meses
A Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Paranaense divulgou a lista de aprovados no processo seletivo do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica) e Pibiti (Programa Externo de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). Para participação nos programas, cada graduando receberá bolsa no valor de R$ 400,00, durante 12 meses.
Um dos objetivos dos programas é o de estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação, despertando neles a vocação científica e o desenvolvimento da criatividade, das habilidades e competências para a pesquisa.
O Pebic é mantido pelo CNPq e Fundação Araucária e o Pibiti pelo CNPq. Foram selecionados 27 graduandos, sendo que a análise feita pelo Calic (Comitê Assessor Local de Iniciação Científica) foi quantitativa, considerando o currículo do candidato, o currículo Lattes do orientador e o projeto de pesquisa proposto.
O processo de seleção dos candidatos foi realizado em três etapas. A primeira foi feita pela Secretaria do IPEAC/NISEP; a segunda, pelo Calic (Comitê Assessor Local de Iniciação Científica), e a terceira, pelo Comitê Externo de Iniciação Científica, composto pelos avaliadores do CNPq, professores doutores José Luiz Ames, Tiago Roque Benetoli da Silva e Cláudia Regina Dias Arieira, e pelo avaliador da Fundação Araucária, professor doutor Frank Antonio Mezzomo.
A diretora DEGPP, professora doutora Evellyn Wietzikoski, destacou a importância da participação dos graduandos nos projetos. “Participando de um dos programas o graduando da Unipar terá uma formação diferenciada comparada aos demais, pois será inserido em um grupo com diferentes profissionais que buscam a construção de um novo conhecimento científico”.